Cedeba avança na qualificação dos profissionais de saúde com a Tele-educação

O auditório do Centro de Atenção à Saúde (CAS) estava sempre lotado na primeira terça-feira do mês, com profissionais de saúde de municípios baianos, das mais variadas  regiões,  para as sessões de atualização em diabetes. A inciativa  do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), por meio da Coordenação de Educação em Diabetes e Apoio à Rede (Codar), foi interrompida no modelo presencial, com a pandemia da Covid-19, mas avançou com a Tele-educação e alcançou um número de profissionais  além do estimado, como aconteceu com o Minicurso “Abordagem do Diabetes Mellitus Tipo 2 na Atenção Básica”.

De acordo com  a coordenadora da Codar, Graça Velanes, a Tele-educação  foi o caminho que o Cedeba trilhou para  continuar a qualificação dos profissionais de saúde da atenção básica e fortalecer o novo modelo de atenção. Com a  Tele-educação, a oferta tornou-se mais ampla: web conferências, perguntas da semana e produção de vídeos, todos com temas de interesse para os profissionais de saúde, tais como: diabetes e sua patologia, diagnóstico, tratamento medicamentoso e não medicamentoso, prática segura na aplicação de insulina, gestão das glicemias capilares, prevenção das complicações e fluxo de encaminhamento para unidades de maior complexidade.

Demanda superou expectativa

O  Minicurso “Abordagem do Diabetes Mellitus Tipo 2 na Atenção Básica”, tendo como objetivo proporcionar ferramentas e saberes que auxiliem os profissionais de saúde em seus processos de trabalho (médicos, enfermeiros e nutricionistas), preparando-os para respostas mais rápidas, atualizadas e cada vez mais assertivas aos problemas, discutindo com os profissionais de saúde os diversos aspectos do cuidado do Diabetes Mellitus Tipo 2 na prática clínica. Dessa forma, torna-se possível a criação de ajustes e agilidades de condutas clínicas.

Segundo Júlia  Coitinho, coordenadora de Atenção  à Rede, da Codar, a expectativa de público foi superada. A meta era de 1.251 profissionais inscritos para 417 municípios selecionados, ou seja, três profissionais por  município, mas houve um incremento de  2.805 profissionais inscritos na plataforma Telessaúde/Ba, correspondendo a incremento de 45%. Dos 2.805 profissionais inscritos, 3.301 participaram dos dois módulos: aproveitamento de 70%  nos módulos 1 e 2;  e de 48% nos módulos 3 e 4. Participaram profissionais de 364 municípios. Dos 3.301 profissionais  que participaram do curso, de março a dezembro de 20121, foram  1.874 enfermeiros,783 médicos, 437 nutricionistas e outros profissionais de saúde, 207.

Ampliação do cuidado

O Cedeba, diante da demanda  crescente de pessoas com diabetes, implantou  novo modelo de atendimento de admissão, em parceria  com o Telessaude/Ba e  Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), conforme Resolução CIB 107/2020.  O objetivo – explica a coordenadora da Codar – é  ampliar o acesso ao cuidado das pessoas com diabetes, obesidade, disfunção tireoidiana e outras doenças endocrinológicas no Estado da Bahia, proporcionando agilidade nas condutas e controle das enfermidades crônicas, evitando deslocamento dos usuários para fora do domicílio. A teleconsultoria especializada permite orientações e troca de informações entre profissionais de saúde da atenção básica e os especialistas do CEDEBA, para auxílio diagnóstico ou terapêutico, conforme Nota Técnica CEDEBA nº 01 de 15 de janeiro de 2021.

Fonte: SES/BA