Centralidade da saúde mental e atenção psicossocial é tema do Papo Saúde desta terça


A pandemia da Covid-19 deixou a sociedade em estado de alerta e insegurança em relação ao cenário de incertezas. As reações psicossociais esperadas, como sofrimento, preocupação quanto aos riscos de infecção, além dos efeitos indiretos do isolamento e distanciamento social impactam diretamente na saúde mental da população. Nesse momento, o papel do profissional de saúde mental e da Atenção Psicossocial (Smaps) torna-se fundamental. O Papo Saúde ESP abordará a temática nesta terça-feira (27).

Transmitida pelo perfil do Instagram da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a live receberá, a partir das 19h30, o médico da família e assessor técnico da ESP/CE, André Tavares. O convidado abordará questões relacionadas à saúde mental, os diversos tipos de sofrimentos psíquicos e as principais ações de cuidado possíveis e disponíveis à população.

O gestor também debaterá sobre a oferta de uma capacitação voltada especificamente para os profissionais que atuam no campo da saúde mental e atenção psicossocial por meio do curso Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial: avaliação, manejo e seguimento nos territórios.

Formação tem inscrições abertas

Ofertada em caráter pioneiro no Brasil pela ESP/CE, por meio do Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde (Ceats), a capacitação dialoga com os princípios da saúde mental e da atenção psicossocial comunitária e territorial. “O objetivo principal desta formação é contribuir para novas práticas e qualificação da assistência em saúde mental, álcool e outras drogas, e em serviços não-especializados, utilizando recursos disponíveis no território”, complementa Tavares.


A capacitação segue com inscrições abertas até o próximo dia 01/08 na página da ESP/CE e destina-se a profissional de nível superior da rede pública ou suplementar em saúde que atuam na Atenção Primária ou na Rede de Atenção Psicossocial entre Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Unidades de Acolhimento (UAs), hospitais, ambulatórios, emergências e outros equipamentos relacionados.

O assessor técnico da ESP/CE reforça a relevância da iniciativa, principalmente quando consideramos o contexto de pandemia da Covid-19 e seus impactos sobre a saúde mental das pessoas. “Garantir a capacitação em saúde mental dos trabalhadores da Saúde é fundamental nas ações de preparação, resposta e recuperação dessa pandemia, ampliando, assim, o acesso ao tratamento de pessoas com condições prioritárias em saúde mental e uso de álcool e outras substâncias também em serviços não-especializados”.

Serão ofertadas, inicialmente, cinco turmas, uma para cada Região de Saúde cearense, com até 150 vagas por grupo. Os interessados serão matriculados por ordem de inscrição, e será formado um banco de reserva caso haja uma demanda maior que a oferta.

Serviço

Papo Saúde ESP
Tema: Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial
Data: terça-feira (27), às 19h30
Convidadas: André Tavares – psiquiatra, médico da família e assessor técnico da ESP/CE
Acesse o perfil da ESP/CE no Instagram

Lançamento do curso Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (SMAPS): avaliação, manejo e seguimento nos territórios
Data: sexta-feira (30), às 10 horas
Convidados: André Tavares – psiquiatra, médico da família; Davi Queiroz, coordenador da Coordenadoria de Políticas de Saúde mental, Álcool e outras Drogas (Copom); Catarina Dahl, psicóloga e consultora nacional de saúde mental, álcool e outras drogas na Organização Pan-Americana de Saúde (Opas); Sandra Fortes, psiquiatra.
Acesse no YouTube

Fonte: SES/CE