Chamada de Projetos para programas em saúde na América

O Departamento de Gestão do Conhecimento, Bioética e Pesquisa (KBR/AD) da Organização Pan-Americana de Saúde em coordenação com Alliance for Health Policy and Systems Research (AHPSR) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentam a chamada de projetos para implementação de programas em saúde na Região da América Latina e Caribe.

A chamada tem como objetivo facilitar a realização de atividades destinadas a melhorar da execução dos programas em saúde por meio de pesquisas. Esta proposta se concentra em países e não em pesquisas convencionais.

Os recursos destinam-se a cobrir custos relacionados ao tempo de trabalho ou atividades de coleta de dados de alguns pesquisadores, mas não para o pagamento de pessoal adicional no programa.O objetivo dessa iniciativa de tradução do conhecimento para os tomadores de decisão em saúde é facilitar a implementação de programas de saúde através de evidência e pesquisa que embasem as atividades existentes na América Latina e Caribe.

O programa compreende dois componentes:

1) Concessão de 30.000-35.000 dólares para cada realização de atividades destinadas a implementação de programas de saúde tal como gerentes ou estabelecimentos/repartições de saúde para solucionar de limitações;

2) Desenvolvimento de capacidade para os implementadores para identificar as barreiras de implementação, lacunas de conhecimento e de aplicar abordagens de pesquisa para compreender e resolver essas barreiras.

Para maiores informações sobre a chamada ou critérios de elegibilidade, acesse o site Grants for Health Programs Implementation (em inglês) ou Subsidios para mejorar la ejecución de programas (em espanhol).

Prazo final para recebimento de proposta: 31 de julho de 2014.

Para maiores informações contactar Ludovic Reveiz, líder do projeto na Opas, por meio do endereço eletrônico: reveizl@paho.org.

Fonte: ENSP

Foto:: Celia Peterson/ Corbis