Ciclo de Estudos discute diagnósticos da dengue, chikungunya, Zika, e complicações associadas

ciclo_estudos_svs

O próximo encontro do Ciclo de Estudos irá acontecer no dia 19 de agosto, das 15 às 17 horas. O evento realizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde acontecerá no Auditório Emílio Ribas, no edifício sede do MS, no térreo. Aproveitando o gancho da edição passada, será discutida a importância do diagnóstico dessas doenças e os novos recursos para descoberta dessas doenças com mais eficácia.

Na primeira sessão, o tema que será abordado é o desafio para o diagnóstico laboratorial de dengue, chikungunya e Zika. Na sessão seguinte, será o diagnóstico por imagem e a padronização de parâmetros.

A importância de discutir esse tema é levar mais segurança para a população e os especialistas da área, mostrando que os vírus estão sendo estudados e que a busca por melhores tratamentos sempre irá existir. Atualmente a técnica disponível para diagnosticar os vírus é a ELISA, que basicamente é um teste de imunoenzimático que permite a detecção de anticorpos específicos.  Com essas atualizações no diagnóstico, o vírus será detectado mais rápido e o tratamento será mais eficaz.

Nesta edição, estarão presentes as palestrantes Ana Maria Bispo de Filippis (Fiocruz/RJ) e Maria de Fátima Aragão (Colégio Brasileiro de Radiologia), além da coordenadora da sessão Mariana Pastorello Verotti (CGLAB/SVS/MS). O encontro será transmitido ao vivo pelos sites mediacenter.aids.gov.br ou www.interrogacaodigital.com/aids/aids1.html.

Ao final das apresentações será aberto debate para eventuais discussões. As perguntas podem ser enviadas não somente por pessoas que estejam presente no Ciclo, mas também em tempo real no aplicativo WhatsApp, pelo número (61) 999-166-418.

Fique atento para a data e o horário e participe do Ciclo de Estudos!

Serviço:

Evento: Atualizações sobre o diagnóstico laboratorial e por imagem da dengue, chikungunya, Zika, e complicações associadas.

Data: 19 de agosto de 2016

Horário: 15h às 17 h

Local: Auditório Emílio Ribas – Edifício sede do Ministério da Saúde – térreo

Coordenador da sessão: Mariana Pastorello Verotti (CGLAB/SVS/MS)

Fonte: SVS/MS