Ciência de Dados é tema de oficina com coordenação de Administração e de Finanças do Conass

De maneira geral, tendemos a associar o termo “ciência de dados” a painéis sofisticados e a um oceano de dados. Porém, por trás da aparente complexidade, a ciência de dados é uma ferramenta que já está presente no nosso cotidiano. No contexto institucional, otimiza análises, processos, fluxo de trabalho e é uma grande aliada para identificar padrões, estabelecer correlações e aumentar a confiabilidade das informações.

No âmbito do Conass, a ciência de dados já é uma realidade, com o Centro de Informações Estratégicas para a Gestão Estadual do SUS (CIEGES). O CIEGES é um projeto desenvolvido e disponibilizado para as Secretarias Estaduais de Saúde pelo Conass, visando facilitar o acesso a um conjunto de informações para subsidiar a tomada de decisão no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Com o objetivo de fazer um alinhamento conceitual sobre o papel do CIEGES e como ele pode contribuir com as atividades administrativas desenvolvidas no âmbito do Sistema Único de Saúde, o Conass realizou nesta segunda-feira (17), uma oficina com os colaboradores da Coordenação de Administração e de Finanças (CAF).

Em sua fala de boas-vindas aos participantes, Nésio Fernandes, presidente do Conass, destacou que o CIEGES tem imensas potencialidades e está estruturado como uma iniciativa para fora e para dentro do Conass.

De acordo com o Fernandes, o CIEGES possui potencial para trabalhar na área da saúde com o tratamento e análise de dados, transformando-os em informação qualificada. Além disso, possui capacidade para apoiar as áreas meio e finalísticas com ferramentas para ajudar na tomada de decisão.

“Quanto mais qualificada e estruturada a informação, melhores serão as decisões e, consequentemente, mais adequado será o monitoramento das atividades que desenvolvemos. O CIEGES precisa ser compreendido como uma competência interprofissional para qualificarmos a gestão, termos informações confiáveis produzidas com o protagonismo dos atores de cada setor”, analisou.

 

 Inovar é preciso

Antonio Carlos de Oliveira Junior, coordenador de Administração e de Finanças do Conass, destacou o importante papel da inovação e da ciência de dados para aperfeiçoar a entrega de serviços para a população.

Para o coordenador, o uso estratégico de dados e a transformação destes em informação gerencial auxilia a formatação de políticas públicas. “Hoje, perdemos informações extremamente valiosas por não sabermos como tratar a miríade de dados que estão disponíveis”, analisou.

“No âmbito do Conass e, especificamente da CAF, certamente haverá um ganho na produtividade e na disponibilidade de informações estratégicas necessárias para a tomada de decisão. A atitude individual de cada colaborador em um processo integrado vai facilitar o uso da tecnologia no desenvolvimento das atividades e possibilitar, inclusive, a reavaliação de alguns fluxos de processos para ganharmos agilidade e eficiência”, defendeu.

Problematização do conhecimento

Conduzida por Sandro Terabe, assessor técnico do Conass, a oficina foi realizada de forma dinâmica, privilegiando a interação e o envolvimento de todos os participantes.

A problematização do conhecimento e o estímulo à expansão da consciência sobre o propósito do trabalho desenvolvido e a sua contribuição para a melhoria dos serviços e da qualidade de atendimento do SUS, estimularam os participantes a se identificarem como copartícipes na realização de suas atividades buscando um objetivo comum, de forma integrada.

O planejamento, o monitoramento e a avaliação foram abordados sob a perspectiva da exposição dialogada, isto é, com exercícios práticos, com o envolvimento ativo dos participantes nos questionamentos e análises.

Para Sandro Terabe, a oficina trabalhou a percepção de que o CIEGES não é um núcleo de especialistas de Tecnologia da Informação, mas sim um centro de inteligência que agrega conhecimento e promove a integração das áreas para que cada colaborador se veja como um elo na cadeia que representa a missão do Conass.

“A ciência de dados é uma coisa que todo mundo conhece mas não sabe que conhece. O principal desafio é entender que a ciência de dados não é um bicho de sete cabeças e entender que ela já está presente nas nossas vidas. Desmitificar a ciência de dados”, explicou.

Para Marcus Vinicius Carvalho, gerente de Comunicação do Conass, o CIEGES se propõe a trazer um olhar inovador para as diversas áreas do Conass, porém, não no sentido de apontar que ferramentas devem ser utilizadas, mas sim no sentido de mostrar que a tecnologia e a ciência de dados facilitam o desenvolvimento das atividades e a integração das informações e que estas podem ser utilizadas como instrumento para otimizar o desenvolvimento de rotinas e processos, aumentar a produtividade e agilizar a tomada de decisões.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000