Codajás recebe ações do Programa Amazonas Saúde Itinerante

Ascom/AM

O Programa Amazonas Saúde Itinerante, do Governo do Estado, chega nesta sexta-feira (15) ao município de Codajás (distante 240 quilômetros de Manaus) para a realização de mais uma jornada de três dias de cirurgias eletivas. Somente este ano, esta ação do programa já passou por cinco municípios, com a realização de 250 cirurgias gerais e ginecológicas. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, em Codajás deverão ser efetuados, aproximadamente, mais 50 procedimentos cirúrgicos, de média e baixa complexidade.

Além das cirurgias, a programação em Codajás incluirá a oferta de consultas na especialidade de ginecologia e a realização de exames de endoscopia. As ações se estenderão até domingo (17) e acontecerão no Hospital Regional do município.

Em Iranduba, acontece até esta sexta-feira uma jornada de cirurgias de catarata, outra ação que integra o Amazonas Saúde Itinerante. Iniciada no último dia 11, essa atividade deve ser concluída com a realização quase 100 procedimentos cirúrgicos. Este ano, as cirurgias de catarata já beneficiaram aproximadamente 480 pessoas, atendidas nos municípios de Itacoatiara, Boca do Acre, Pauini, Lábrea, Tefé, Manicoré e Tapauá.

Outra ação do programa, que realiza consultas oftalmológicas e, nos casos em que há prescrição do médico, fornece os óculos, começou nesta quinta-feira (14), no município de Apui (distante 220 quilomêtros de Manaus). A mesma atividade está acontecendo desde o último dia 12 e se estenderá até o próximo dia 26 em Humaitá e na comunidade Santo Antônio do Matupi, que pertence ao município de Manicoré.

O secretário Wilson Alecrim destaca que, por determinação do governador Omar Aziz, as ações do “Amazonas Saúde Itinerante” devem contemplar, este ano, todas as regiões do Estado. Somente na área das cirurgias gerais e ginecológicas, a meta é realizar 1,4 mil atendimentos.

Imagem: Internet