Com foco na Saúde do Trabalhador, SES lança Programa Renast Fronteiras MS

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) formalizou a parceria com a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) por meio do Programa Renast Fronteiras MS voltado para o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial aos Trabalhadores do SUS (Sistema Único de Saúde) pertencentes aos 13 municípios que compõem a fronteira, além da inclusão dos municípios de Ribas de Rio Pardo e Inocência. A ação integra as comemorações do Abril Verde – destinado à Saúde do Trabalhador. A cerimônia aconteceu no auditório do MPT (Ministério Público do Trabalho), nesta quarta-feira (19), em Campo Grande.

O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, demonstrou satisfação ao incluir ao projeto os dois municípios que estão fora da linha de fronteira considerando à implantação de grandes indústrias em seus territórios que ocasionarão importantes mudanças nos perfis populacional e, consequentemente, endêmico de cada região. Por isso, a importância estratégica de cooperação técnica entre a SES e a OPAS.

“Estivemos na OPAS que nos ofereceu a oportunidade de parceria de fazer um trabalho junto aos municípios de fronteira exatamente por conta de todos os detalhes que fazem os municípios desta região se tornarem mais expostos a questões endêmicas de Saúde. Abraçamos a ideia e conseguimos junto a OPAS incluir mais dois municípios de nosso Estado nesta fase. A ideia fundamental é utilizarmos essa oportunidade, toda a expertise e estrutura que a OPAS têm a oferecer para construir uma equipe técnica e assim novas estratégias para que possamos levar esse projeto a todos os municípios do Estado futuramente”, explica o secretário.

Para a coordenadora estadual de Vigilância em Saúde do Trabalhador da SES, Maria Madalena Xavier de Almeida, o programa que ocorre por meio do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) vai contribuir para o fortalecimento da Política Estadual de Vigilância em Saúde e para as Redes de Atenção à Saúde do Estado. “A implementação da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Trabalhadores (as) vai fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial dos Trabalhadores do SUS. A promoção da saúde e segurança no ambiente laboral contribui para uma melhor da qualidade de vida de todos os trabalhadores em saúde”, afirma.

O presidente do Cosems/MS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), secretário de saúde de Cassilândia, José Lourenço Braga Liria Marin, evidenciou que os secretários municipais de saúde têm a missão de aproximar às diretrizes da SES para que juntos possam preservar os trabalhadores em saúde, prestando melhor os serviços aos usuários e também garantindo que o desenvolvimento do Estado para que ele continue cada vez mais pujante. “Vamos fortalecer nosso Estado por meio das políticas públicas de saúde e o COSEMS tem esse papel fundamental nessa parceria de implantação e divulgação de todos os serviços voltados aos trabalhadores, não só ao trabalhador do SUS, mas como de todos os trabalhadores”, pontua.

A procuradora Cândice Gabriela Arosio, chefe do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS), destacou que o tema é imprescindível ao MPT (Ministério Público do Trabalho), a Saúde e a Segurança dos Trabalhadores. “É uma das metas prioritárias do MPT, está na Constituição Federal que cabe ao MPT defender os interesses trabalhistas e inclusive o ambiente de trabalho. Então, cabe ao MPT fazer essa tutela e garantir que este trabalhador não ele não vá adoecer. Então, ao receber um evento deste nível, do Governo do Estado, que está olhando para este tema tão importante para nós é motivo de muito orgulho e saber que o Estado está atento quanto a este assunto. Isto nos permite fazer ações articuladas que visem melhorar as condições de todos os trabalhadores em nosso Estado”.

Abril Verde

A SES e o MPT realizaram ações voltada ao movimento ‘Abril Verde’ que surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril. A data remete aos 78 operários mortos devido a um acidente nos Estados Unidos, no dia 28 de abril de 1969.

Com o objetivo de reduzir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e mobilizar a sociedade civil, órgãos de governos e empresas, a campanha ‘Abril Verde 2023’ traz o tema “Todo acidente de trabalho deve ser notificado. O trabalhador não é invisível” com a intenção de reforçar a importância da emissão de CAT (Comunicações de Acidentes de Trabalho) e registros no Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação) dos acidentes de trabalho.

O mês é dedicado à conscientização sobre a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais por meio da disseminação de informações qualificadas que fortaleçam a cultura de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

Comunicação SES/MS

Foto: Divulgação