Com participação do CONASS, SES realiza reunião do Comitê Estadual da Segurança do Paciente

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da superintendência da Atenção Primária à Saúde, coordenadoria de Saúde da Família e Ciclos de Vida e da gerência de Segurança do Paciente, realizou nesta quarta-feira (10) a 6ª Reunião do Comitê Estadual da Segurança do Paciente, em Campo Grande. O encontro contou com a presença da coordenadora da CTQCSP (Câmara Técnica de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente) do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Carla Ulhoa.

Conforme a coordenadora do Comitê Estadual de Segurança do Paciente da SES, Daianny Garcia do Nascimento, a reunião destacou a importância do comitê. “Tivemos uma tarde extremamente proveitosa de grande conhecimento, esclarecimento e destacando a importância deste Comitê. Saímos fortalecidos e com muitas inspirações e ideias de iniciarmos ações concretas em relação a expansão da Segurança do Paciente em nosso estado”, garantiu Daianny.

A reunião visou capacitar os membros do comitê que tem a importante missão de contribuir para a criação de uma cultura de segurança do paciente nos estabelecimentos de saúde do Estado.

Já a coordenadora da CTQCSP do CONASS, Carla Ulhoa, fez um resgate histórico sobre a segurança do paciente e sobre os impactos dos eventos adversos nos serviços de saúde tanto em relação aos danos sofridos pelos pacientes e profissionais, quanto ao impacto financeiro na saúde pública, além de esclarecer acerca do trabalho da Câmara Técnica de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente do CONASS associado ao papel e responsabilidade de cada membro do comitê.

Na ocasião, foi apresentada a minuta do Plano Estadual de Fortalecimento às Práticas de Segurança do Paciente nas Redes de Atenção à Saúde (2024-2027), que tem a finalidade de nortear os serviços de saúde sobre as principais diretrizes e estratégias para a melhoria da qualidade da assistência e a mitigação dos riscos assistenciais de forma a contribuir para a construção da cultura de segurança no estado.

Também estiveram presentes a superintendente da Atenção Primária à Saúde da SES, Karine Cavalcante Costa, a gerente da Segurança do Paciente, Nariema Felini, e o enfermeiro da Segurança do Paciente, Rodrigo Domingos de Souza, representando o município de Campo Grande.

Programa Nacional de Segurança do Paciente

Instituído em 2013, o Programa Nacional de Segurança do Paciente foi criado para contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do país e tem como objetivo promover a cultura da segurança do paciente por meio de ações voltadas para a prevenção de eventos adversos e para a melhoria contínua da qualidade dos serviços de saúde.

Kamilla Ratier, Comunicação SES

Fotos: Kamilla Ratier