Comissão Geral da Câmara dos Deputados debate financiamento da Saúde

A Câmara dos Deputados realizou hoje (8/4), a Comissão Geral para debater o financiamento da saúde, em especial, o Projeto de Lei de Iniciativa Popular que prevê a destinação de 10% da Receita Corrente Bruta da União para a saúde. A comissão foi proposta pelo presidente da Casa, deputado federal Henrique Alves (PMDB/RN), para atender ao pleito de diversas organizações que compõem o Movimento Saúde+10.Diversos integrantes do movimento ocuparam o plenário junto com deputados e representantes de entidades nacionais parceiras do SUS.

O presidente do CONASS, Wilson Duarte Alecrim, observou que o aumento de recursos para o SUS é fundamental para a sobrevivência do sistema e ressaltou a grandiosidade da mobilização popular em prol da saúde pública. “Não é todo dia que chega a essa Casa um projeto de iniciativa popular com mais de dois milhões de assinaturas. A nossa luta agora é pela votação do PLP n. 321/13, na forma como ele foi apresentado”, concluiu.

Para Alecrim a Comissão Geral representa a retomada do Movimento Popular em Defesa da Saúde Pública – Saúde + 10 e advertiu que agora é preciso ter capacidade operacional e política de mobilização para que o projeto tramite o mais rápido possível.

Ronald Ferreira, coordenador geral do Movimento Saúde + 10, mostrou-se satisfeito com a retomada do debate em torno do Projeto de Lei de Iniciativa Popular. “Esta Comissão atendeu plenamente às nossas expectativas. Nós, atores do Saúde + 10 estamos chamando pra si o protagonismo e ocupando os espaços que a democracia nos permite”.

Confira a íntegra da proposta do PLP-321/2013

E mais: assista o discurso do presidente do CONASS na Comissão Geral da Câmara dos Deputados destinada a debater o financiamento da saúde.

Tatiana Rosa

Assessoria de Comunicação Social do CONASS

ascom@conass.org.br / 61 – 3222-3000