A comitiva de saúde da Itália e representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estiveram no Conass para uma visita técnica com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e o papel estratégico do Conass na gestão da saúde pública brasileira.
Ardigó Martino, diretor do distrito de Riccione e autoridade de Saúde da Romagna, na Itália, falou que o objetivo da visita é compreender a dinâmica do SUS em um país de dimensões continentais como o Brasil. “A cooperação entre os dois países é longa, especialmente por seu desenvolvimento na atenção primária. As ferramentas de gestão e competências do SUS são de grande relevância para nós, particularmente para a região da Emília-Romanha, onde eu atuo”. Disse.
Ele salientou ainda que as parcerias interinstitucionais são cruciais, pois a construção de um serviço de saúde envolve não apenas os profissionais da área, mas também a administração local, prefeituras, municípios e as entidades estaduais, que na Itália são as regiões. “Por isso, a delegação italiana tem grande interesse na troca de informações para entender o papel do Conass na formulação das políticas de saúde e na gestão territorial, buscando ainda mais o intercâmbio de ferramentas, tecnologias e métodos de trabalho”, finalizou.
A reunião contou com a presença de outras autoridades italianas importantes, como Kristian Gianfreda, assessor para as Políticas de Saúde do Município de Rimini, Francesca Bravi, diretora Sanitária da autoridade Sanitária Local da Romagna e Ivo Quaranta, professor titular da Universidade de Bolonha. Além deles, também participaram, André Rosa Biscaia, médico de família e diretor da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar de Lisboa.
Acadêmicos e Pesquisadores Brasileiros também participaram:
Marta Rovery de Souza – Professora Titular do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás
Túlio Batista Franco – Professor Titular e Diretor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense
Magnus Regios Dias da Silva – Diretor da Escola Paulista de Medicina – Unifesp
Cristian Fabiano Guimarães – Professor Adjunto, Unifesp – Coordenador da pesquisa Cartografia da Atenção Especializada no Brasil
Luis Toffani – Coordenador da pesquisa Cartografia da Atenção Especializada no Brasil