Comunicação em Saúde e enfrentamento ao feminicídio são destaques da CTCS do Conass

Foi realizada a Câmara Técnica do Conass de Comunicação em Saúde (CTCS) hoje (10), de forma virtual, coordenada pelo gerente da Assessoria Comunicação do Conselho, Marcus Carvalho, com a presença de representantes de 20 estados.

Durante a reunião, Marcus abordou a campanha de enfrentamento ao feminicídio, reforçando a iniciativa do Conass e da presidente do Conselho, Tânia Mara Coelho. Ele destacou que a campanha se configura como um movimento nacional, com o objetivo de mobilizar os secretários estaduais de saúde e alinhar o Sistema Único de Saúde (SUS) à ação integrada lançada pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Foi ressaltado o papel estratégico do SUS na identificação de indícios de violência e na realização da notificação compulsória.

Outra pauta foi a apresentação dos resultados de uma pesquisa Estruturas das Assessorias de Comunicação das Secretarias Estaduais de Saúde (SES), base para uma nota técnica do Conass n. 01/2026. O documento consolida informações organizadas por regiões, e apresenta dados que evidenciam pontos fortes e gargalos existentes, além de indicar caminhos práticos para aprimorar processos, reduzir retrabalho, ampliar a previsibilidade e fortalecer a capacidade de resposta das gestões estaduais. Os resultados foram debatidos pelos integrantes da CTCS na reunião.

Além disso, a reunião também tratou do envolvimento da comunicação nas pautas relacionadas à Federalização e à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e do calendário de reuniões da CTCS em 2026.

Acesse aqui a nota técnica.