Comunicação em saúde no contexto da pandemia: conferência internacional vai dar início à nova pós-graduação da Fiocruz Brasília

O professor da Universidade Jonhs Hopkins (Estados Unidos) Benjamin Lozare e a pesquisadora da Universidade de Buenos Aires (Argentina) Monica Petracci vão lecionar a primeira aula do Curso de Especialização em Comunicação em Saúde: Fundamentos, Práticas, Agendas e Desafios, no dia 14 de agosto, sexta-feira, às 8h30.

A atividade, que será transmitida ao vivo pelo Youtube da Fiocruz Brasília, marca o início da nova pós-graduação da Escola de Governo Fiocruz – Brasília. Os palestantes vão apresentar os desafios da comunicação em saúde no contexto de pandemia, a partir de suas diferentes realidades. Haverá tradução simultânea.

A nova especialização é focada na prática da Comunicação em Saúde e organizada em sete módulos: Fundamentos e Políticas de Saúde, Fundamentos da Comunicação em Saúde, Saúde e Mídias, Divulgação Científica, Territórios da Comunicação em Saúde e Metodologia de Pesquisa Científica, além do módulo de Trabalho de Conclusão de Curso. Os professores são doutores, mestres e especialistas vinculados a diferentes instituições públicas, como a Organização Panamericana da Saúde, o Ministério da Saúde e a Universidade de Brasília, bem como servidores da Fiocruz de diferentes unidades, como a Casa de Oswaldo Cruz, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, a Escola Nacional de Saúde Pública e a própria Fiocruz Brasília.

“Reconhecemos a comunicação como um campo importante e estratégico do nosso Sistema Único de Saúde. Por isso, acreditamos que ofertar uma Especialização em Comunicação em Saúde colabora com o desenvolvimento dos profissionais e com a sustentabilidade das políticas públicas de saúde no Brasil”, afirmou a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, que vai abrir a atividade, juntamente com a representante da Organização Panamericana da Saúde no Brasil, Socorro Gross, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e a diretora da Escola de Governo Fiocruz – Brasília, Luciana Sepúlveda. “O curso vem ampliar a atuação da Escola de Governo Fiocruz – Brasília em uma área estratégica, especialmente neste período de pandemia. A comunicação, mediada ou não pelas novas tecnologias, é elemento estruturante para os resultados que se alcançam na saúde, e o novo curso trará muita qualificação para o SUS”, afirmou Sepúlveda.

Para o coordenador da nova Especialização, Wagner Vasconcelos, o Curso vai além do atendimento à demanda por capacitação dos profissionais que lidam com o tema todos os dias. “Ele nos permite localizar a comunicação numa posição central e estratégica para o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor saúde, o que vem se verificando neste período de pandemia”, disse.

Parte do processo seletivo, realizado no primeiro semestre, foi online, devido à necessidade de distanciamento social. A turma de 30 alunos é composta por jornalistas, assessores de comunicação e profissionais de saúde que, também em função da pandemia, vão estudar o primeiro módulo do Curso em um Ambiente Virtual de Aprendizagem produzido pelo Núcleo de Educação à Distância da Fiocruz Brasília.

E-book sobre Fake News e Saúde

Durante a abertura do Curso, será lançado o e-book Fake News e Saúde, organizado pela Assessoria de Comunicação da Fiocruz Brasília a partir dos conteúdos do VI Seminário Nacional e II Seminário Internacional As Relações da Saúde Pública com a Imprensa: Fake News e Saúde, realizado em março do ano passado. A publicação traz textos autorais ou a transcrição das falas dos palestrantes do evento, além dos resumos expandidos apresentados na sessão científica do evento. A obra é ilustrada pelos cartuns da exposição Fake News e Saúde, que esteve em cartaz na Fiocruz Brasília durante o evento e também na última Conferência Nacional de Saúde. O livro, o segundo da série As Relações da Saúde Pública com a Imprensa, conta também com os links das palestras online. O primeiro volume da série, com o título Aedes Aegypti, Vetor de Epidemias Anunciadas, está disponível online, neste link.

O novo Curso de Especialização em Comunicação em Saúde da Fiocruz Brasília foi lançado em janeiro, com a palestra da professora da Universidade de Columbia (Estados Unidos) Renata Schiavo. Clique aqui para assistir

<-Voltar