Conass apoia projeto de desenvolvimento sanitário da Guiné-Bissau

Reunião com o ministro da Saúde da Guiné-Bissau, Dionísio Cumba

 

Uma equipe de colaboradores do Conass – formada por Fernando Cupertino de Barros, Haroldo Pontes e Olavo Costa, respectivamente, coordenador técnico, assessor técnico e consultor – participou, no período de 25 de março a 1º de abril, em Lisboa e Guiné-Bissau, de uma programação de trabalho no âmbito do projeto internacional IANDA Guiné Saúde, em parceria com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa ((IHMT-Nova), em apoio ao Ministério da Saúde Pública da Guiné-Bissau (MINSAP).

Os representantes do Conass foram recebidos pelo ministro da Saúde da Guiné-Bissau, Dionísio Cumba e participaram de reuniões com representantes do Instituto Camões e da Cooperação Portuguesa.

Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário

A agenda de trabalho contemplou a participação da equipe em diversos eventos, como a reunião, em Lisboa, com a direção do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT-Nova), capitaneada pelo diretor do Instituto, professor Filomeno Fortes. Na reunião foram  apresentados os dois instrumentos informáticos de gestão (Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde e o Painel de Disponibilidade de Pessoal da Saúde da Guiné-Bissau), desenvolvidos com o apoio do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges), do Conass.

 

Reunião com a direção do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa

 

A cooperação com o IHMT-NOVA, em apoio ao Ministério da Saúde Pública da Guiné-Bissau inaugura a parceria do Conass, por meio do Cieges com projetos internacionais na área da Saúde.

“Este é um projeto fundamental para o Ministério da Saúde. Há muitos anos idealizamos uma  plataforma assim e, com o apoio do Conass, esse projeto se transformou em realidade. Sonhávamos com uma ferramenta em que pudéssemos ter informações sobre nossos recursos humanos, nossa estrutura sanitária, os profissionais que dispomos, os tipos de atendimentos e serviços que estão sendo prestados para a população. Agradecemos muito ao Conass pela disposição em nos apoiar e acompanhar o desenvolvimento desse projeto”, afirmou Dionísio Cumba, ministro da Saúde Pública da Guiné-Bissau.

Oficina de Trabalho

A equipe participou também da oficina de trabalho com vistas à análise e validação do primeiro esboço do Plano Nacional de Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde, bem como o fortalecimento da formação dos servidores do MINSAP.

 

Oficina de trabalho promovida pelo Ministério da Saúde Pública da Guiné-Bissau em parceria com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa

 

 

Em dois dias de oficinas, técnicos e gestores da saúde do País foram capacitados para acessar os painéis e tomar decisões baseadas em informações.

O evento reuniu representantes de associações profissionais, técnicos dos ministérios da Função Pública, do Ensino Superior e da Saúde Pública da Guiné-Bissau, além de instituições de ensino e representantes de parceiros internacionais do governo daquele país.

“A nossa missão foi apresentar a plataforma digital de apoio ao Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário da Guiné-Bissau, tanto para o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, quanto para o Ministério da Saúde Pública da Guiné-Bissau, que está sendo construído com o apoio do Conass e, também, validar a versão preliminar do Plano Nacional de Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde”, explicou Fernando Cupertino, coordenador técnico do Conass.

 

Oficina de trabalho promovida pelo Ministério da Saúde Pública da Guiné-Bissau em parceria com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa

 

Ao longo da oficina, Haroldo Pontes e Olavo Costa participaram de sessões de trabalho com servidores do Ministério da Saúde sobre a alimentação e atualização de dados das ferramentas desenvolvidas para apoio à gestão dos recursos humanos da saúde.

 

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000