Conass celebra 41 anos


Nesta sexta-feira o Conass completa 41 anos. Criado pelo médico, então secretário de Saúde de São Paulo, Adib Jatene, o Conass atua em conjunto com as instâncias gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS) na luta pela sua consolidação enquanto maior política de inclusão social do país.

O presidente da instituição, secretário de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia, enalteceu o caráter agregador do Conass, no fortalecimento das relações federativas com a União e municípios. “Nesses 41 anos acumulamos uma tradição iniciada pelo saudoso Dr. Adib Jatene, de organização dos estados como entes federativos, de discussão qualificada sobre o SUS, sempre em busca de estratégias para sua implementação mesmo antes da sua existência e, após o advento da Constituição Federal de 1988, o Conass passou a atuar decisivamente nos processos de pactuação, negociação e efetivação das políticas no SUS no âmbito dos estados”.

Para Maia, é importante que a instituição siga cumprindo o seu papel de qualificador da gestão estadual do SUS de modo a garantir a saúde como um direito de todos!

O Conass

Fortalecer as secretarias estaduais de saúde, torná-las mais participativas na reconstrução do setor saúde e representá-las politicamente são os principais objetivos do Conass.

Nossa missão é articular, representar e apoiar as Secretarias Estaduais de Saúde; formular políticas de Saúde; promover e disseminar informação; produzir e difundir conhecimento; inovar, incentivar a troca de experiência e atuar permanentemente em defesa do SUS.

Temos como visão ser reconhecido pela sociedade brasileira, até 2030, como a principal referência técnica e de articulação política do conjunto da gestão estadual do SUS, por meio do protagonismo e capacidade de inovar e de aprimorar políticas geradoras de saúde e bem-estar social

Nossos valores são ética, ciência, transparência, protagonismo, efetividade, cooperação, equidade, democracia e compromisso social.

Saiba mais sobre a instituição.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000