Conass celebra a eleição de Jarbas Barbosa para o cargo de Diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)

O Conass cumprimenta o médico sanitarista Jarbas Barbosa por sua eleição em Washington, no dia de hoje, 28 de setembro de 2022, para o cargo de Diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Jarbas Barbosa é pernambucano e graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco e especialista em Saúde Pública, pela Fiocruz. Tem mestrado e doutorado em Saúde Pública, pela Universidade de Campinas. Exerceu importantes cargos na Administração Pública de seu estado natal, com destaque para a atuação como secretário de Estado da Saúde de Pernambuco. No Ministério da Saúde, foi o primeiro titular da Secretaria de Vigilância em Saúde, e ainda, Diretor-Presidente da Anvisa.

Seu compromisso inabalável com a saúde pública e o testemunho de retidão e de devotamento ao trabalho em prol da melhoria das condições de saúde da população, o credenciam a exercer as funções de Diretor da OPAS e, assim, prestar uma inestimável contribuição a toda a América Latina.

O Conass, ao manifestar seu júbilo pela acertada escolha dos integrantes daquele organismo internacional, coloca-se, desde já, à sua inteira disposição para avançar ainda mais na consolidação das políticas públicas de saúde no Brasil, das quais a OPAS sempre foi uma parceira imprescindível.

Brasília, 28 de setembro de 2022.

                                                                               

Nésio Fernandes de Medeiros Junior
Presidente do Conass

Versão em PDF.