Conass celebra o Dia Mundial da Segurança do Paciente e reafirma a importância do tema para o SUS

No dia 17 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. O Conass,  reconhece a importância do tema para o Sistema Único de Saúde (SUS) e, por meio da sua Câmara Técnica de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente (CTQCSP), desenvolve ações junto às Secretarias Estaduais de Saúde (SES) a fim de aprimorar a gestão estadual e os processos de trabalho das equipes, no sentido de recomendar e subsidiara  adoção de medidas de promoção à saúde, prevenção e monitoramento dos fatores de risco à saúde relacionados à Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente.

Em 2019, a assessora técnica do Conass, Carla Ulhoa, coordenadora da CTQCSP, participou em Genebra, da elaboração do Plano de Ação Global para a Segurança do Paciente 2021-2030.  A advocacia global nos últimos anos culminou na adoção da resolução WHA72.6 pela septuagésima segunda Assembleia Mundial da Saúde (em 2019) sobre “Ação global para a segurança do paciente”.

O documento publicado originalmente em inglês foi, neste ano de 2022, traduzido e publicado em português pela Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Conass, Anvisa, Ministério da Saúde, Grupo de Estudos e Pesquisa em Segurança do Paciente e com o Institute for Healthcare Improvement.

A implementação do plano fortalecerá a qualidade e a segurança dos sistemas de saúde em todo o mundo, abrangendo todo o contínuo do cuidado de saúde, desde o diagnóstico até o tratamento e o cuidado, reduzindo a probabilidade de que ocorram danos durante a prestação do cuidado.

Merece destaque uma ação do plano altamente prioritária para as políticas de saúde é a segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde. O Plano de Ação está estruturado em seis objetivos estratégicos, com 35 ações estratégicas.

Confira o documento da íntegra.