Conass, Conasems e Ministério da Saúde reforçam a importância da relação interfederativa

Gestores estaduais de todo Brasil estiveram presentes hoje (31), no almoço promovido pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), junto com a ministra da saúde, Nísia Trindade, para reafirmar o compromisso da gestão tripartite e falar das perspectivas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Fazendo um balanço do primeiro ano, nós tivemos várias entregas, mas agora temos muitos pontos para avançar e com muitos desafios. O que nos deixa seguros, é que nossa relação respeitosa e construtiva vem se fortalecendo cada vez mais para fazermos melhorias na saúde”, disse o presidente do Conass, Fábio Baccheretti.

O objetivo do encontro foi reorganizar as ações de saúde e fortalecer as relações interfederativas para o SUS. A ministra ressaltou que a integração dos entes têm sido construtiva, com diálogo democrático e trazendo impacto positivo na gestão do sistema de saúde. “O trabalho com uma visão interfederativa tem uma importância muito grande para o sistema de saúde, vimos isso na retomada dos programas de saúde, que foi feito de forma tripartite. Além disso, trabalhar com vários níveis de governo fortaleceu a governança e melhorou a capacidade de planejamento e gestão do SUS”, disse.

O presidente do Conasems, Hisham Hamida, pontuou a importância da união tripartite para as políticas públicas que são prioridade para os gestores municipais.  “É essencial que tenhamos mais um ano com cooperação, parceria e diálogo para termos um SUS com mais êxito”, finalizou.

A reunião ocorreu em Brasília, com a presença do secretário executivo do Ministério da Saúde, Wedenberger Barbosa, dos representantes estaduais e da diretoria do Conasems. O evento aconteceu no mesmo dia da 1ª Assembleia do Conass de 2024.

Assessoria de Comunicação do Conass