Conass, Conasems, Ministério da Saúde e OPAS/OMS lançam Guia para Operacionalização de Centro de Operações de Emergência em Saúde

Elaborado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e pelo Ministério da Saúde, com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), o Guia Orientações para Operacionalização de Centros de Operações de Emergência e Saúde Pública pelo Sistema Único de Saúde, é um documento feito para apoiar os gestores e profissionais de saúde do SUS a organizar respostas rápidas à emergências de saúde pública. 

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) é uma estrutura organizacional temporária que tem como objetivo promover a resposta coordenada de emergências inusitadas por meio da articulação e da integração dos atores envolvidos.

O objetivo do documento é nortear esses profissionais da saúde diante de emergências em saúde pública, que podem ser epidemiológicas (surtos e epidemias), por desastres ou desassistência à população. Ele orienta gestores e técnicos que estejam à frente da resposta à emergência nos estados e municípios e, com isso, ampliar as ações de preparação e resposta às futuras emergências.

Além disso, o Guia disponibilizará informações de como as equipes responsáveis pela resposta às emergências devem mobilizar um Centro de Operações de Emergência em Saúde e como  devem se organizar nos processos de trabalho e promover a melhor resposta ao evento em seus territórios para mitigar as consequências na saúde da população.

Acesse o documento.