
Em Lisboa, Fernando Cupertino, assessor para Relações Internacionais e coordenador técnico adjunto do Conass, presidiu ontem, 24, na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a reunião ordinária da Comissão Temática da Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional, que reúne 39 Observadores Consultivos da CPLP.
Na pauta, o relatório de atividades de 2025, com destaque para a visita técnica de servidores dos Ministérios da Saúde e Institutos Nacionais de Saúde Pública dos países lusófonos a Uberlândia (MG), para conhecerem de perto as atividades da Planificação da Atenção à Saúde, em dezembro passado e a participação do III Encontro Nacional sobre a Planificação da Atenção à Saúde e I Encontro Internacional de Promoção da Saúde, em Brasília.

Cupertino está na cidade, desde o dia 23 de fevereiro, onde participou de seminário para os alunos de mestrado e doutorado em Saúde Global do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT Nova), onde, como professor convidado, falou sobre o sistema de saúde brasileiro, seus avanços, desafios e peculiaridades da gestão Tripartite e orientou a exposição do tema por uma das alunas da instituição.
Na qualidade de presidente do Conselho do IHMT NOVA, Cupertino encontrou-se, ainda, com Lazara Rojas Rivera, do Instituto Nacional de Saúde Pública de Cuba, que está em visita oficial a Portugal, para as tratativas de parcerias institucionais de colaboração recíproca.
O assessor segue em atividades no país até sexta-feira, 27.
—
Assessoria de Comunicação do Conass