CONASS debate Política Estadual de Hospitais de Pequeno Porte com o superintendente do Hospital Sírio Libanês, Gonzalo Vecina

O superintendente do Hospital Sírio Libanês, Gonzalo Vecina Neto, participou nesta quarta-feira (04), em Brasília, da Câmara Técnica de Atenção à Saúde do CONASS. Vecina debateu junto aos assessores técnicos das Secretarias Estaduais de Saúde (SES), a Política Estadual para os Hospitais de Pequeno Porte. Para fomentar a discussão as secretarias do Amazonas, Bahia, Minas Gerais e Piauí apresentaram as suas experiências em relação ao tema.

Vecina chamou a atenção para a importância de se repensar a questão dos hospitais de pequeno porte e alertou: “temos que nos conscientizar que um pequeno hospital que faz internações desnecessárias é mais perigoso que um pequeno hospital que está fechado”, disse.

Ainda nessa linha, o superintendente destacou a importância de considerar as especificidades de cada região. “Esses hospitais só terão sentido se nós voltarmos os nossos olhares para cada região. Não tem saída. E para isso temos que pensar na micro regionalização e em um sistema eficaz de regulação”.

Jurandi Frutuoso, secretário executivo do CONASS, parabenizou os estados pelas experiências apresentadas e afirmou que elas têm capacidade técnica de se somarem a outras em busca de uma lógica correta para a solução desse problema que, segundo classificou “nasceu da ausência de organização dos níveis superiores em tentar fazer com que a ordenação da rede se desse de maneira lógica desde o início”.

Outros temas

Além da questão dos Hospitais de Pequeno Porte, a Câmara Técnica de Atenção à saúde do CONASS, reunida desde ontem (03), debateu também o Sistema de Regulação, Controle e Avaliação SISRCA e uma proposta de reorganização do Sistema de Captação dos Atendimentos.

Também houve a participação de representantes do Ministério da Saúde para a discussão sobre o Programa Nacional de Triagem Neonatal (revisão da portaria n. 822/2001); sobre Doença Renal Crônica; Implante Coclear; Doenças Raras, bem como sobre desempenho e propostas para 2014 para as Cirurgias Eletivas.

As apresentações estarão disponíveis em breve no portal.

 

Tatiana Rosa

Assessoria de Comunicação Social do CONASS

ascom@conass.org.br

61 – 3222.3000