Conass discute estratégias de fortalecimento da Segurança do Paciente nas secretarias estaduais de saúde

Profissionais das Secretarias Estaduais de Saúde reuniram-se nos dias 29 e 30 de maio, para a reunião da Câmara Técnica do Conass de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente do Conass (CTQCSP).

A reunião teve como objetivo o fortalecimento dos Núcleos Estaduais de Segurança do Paciente, a apresentação dos trabalhos desenvolvidos  pelo Conass aos membros, o debate sobre o Programa Nacional de Redução de filas de cirurgia eletivas, exames complementares e consultas especializadas, Rede Colaborativa de Escolas de Saúde e a apresentação do Centro de Inteligência Estratégica para Gestão Estadual (Cieges).

O secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, ressaltou a necessidade de integração, tanto da gestão, quanto das áreas das SES, em prol da segurança do paciente. “Tudo o que é decidido pelos gestores estaduais e posteriormente pela Comissão Intergestores Tripartite passa antes pelas Câmaras Técnicas do Conass. É fundamental levar aos gestores, colegas e pares o que é debatido aqui”, destacou.

Segundo a assessora técnica do Conass e responsável pela Câmara Técnica Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente, Carla Ulhoa, para que as secretarias estaduais tenham êxito e fortaleçam a Segurança do Paciente, é necessário haver uma transversalidade com toda a Rede de Atenção Primária. “Sabemos que no Brasil este tema é mais consolidado na Atenção Hospitalar, mas é fundamental que seja estruturado em outros pontos da Rede de Atenção à Saúde, como, por exemplo, na Atenção Primária à Saúde (APS), que é a porta de entrada do usuário do Sistema Único de Saúde”, disse. Ulhoa observou ainda que é preciso trabalhar em conjunto para o implementação de novos protocolos da Segurança do Paciente. “Juntos podemos contribuir para a melhoria dos processos assistenciais e a implementação de práticas seguras, diminuindo a ocorrência de eventos adversos”, concluiu.

 Integração

No encontro, o consultor do Conass, Eugênio Vilaça Mendes, falou sobre a Tripla Meta e as Redes de Atenção à Saúde (RAS), que têm o intuito de melhorar a saúde da população, melhorar a experiência da atenção ao cuidado e reduzir ou estabilizar o custo per capita com saúde.

Outro ponto abordado durante a reunião foram as experiências exitosas, como o desafio intercultural e contínuo na Promoção do Uso Racional e Seguro de Medicamentos na População Indígena ( Téofilo Otoni- MG), Experiência na Transição do Cuidado em Saúde (Santa Casa Marilia) e Gestão de contratos (SES-SP).

Além disso, foi feita uma análise pela Heiko Thereza Santana, da gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES- Anvisa), sobre as notificações nacionais de eventos adversos associados à assistência à saúde e das avaliações das práticas de segurança do paciente (hospitais com UTI e serviços de diálise-2022). Na ocasião, Karen Fleck , técnica em Regulação e Vigilância Sanitária, Gerência de Farmacovigilância (GFARM- Anvisa), apresentou o VigiMed, que é o sistema disponibilizado pela Anvisa para cidadãos, profissionais de saúde, detentores de registro de medicamentos e patrocinadores de estudos relatarem as suspeita de eventos adversos aos medicamentos e às vacinas.

Ascom Conass
ascom@conass.org.br
(61) 3222-3000