A redução do consumo de tabaco, bebidas alcoólicas e açucaradas, além de alimentos ultraprocessados, é uma estratégia fundamental para a promoção da saúde e tem potencial para gerar impactos significativos no Sistema Único de Saúde (SUS), tanto na assistência quanto na melhoria dos indicadores.
Com esse objetivo, o coordenador de Advocacy da organização não governamental ACT Promoção da Saúde, Marcello Fragano Baird, e sua equipe, reuniram-se com o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, e com a coordenadora técnica, Rita Cataneli, no intuito de envolver a gestão estadual da saúde na construção e implementação de políticas públicas que desencorajem o consumo desses produtos prejudiciais à saúde.
Marcello destacou que a Reforma Tributária representa uma oportunidade estratégica para o país. “Nosso objetivo é defender a aplicação de alíquotas elevadas sobre tabaco, bebidas alcoólicas e bebidas açucaradas, pois ao elevar o preço desses produtos, esperamos reduzir seu consumo, melhorar os indicadores de saúde e aliviar a sobrecarga do SUS que já enfrenta desafios de subfinanciamento e alta demanda”, afirmou.
Ele avaliou a reunião como positiva e reforçou a importância da parceria com o Conass. “A participacão do Conselho é essencial não apenas nesta pauta, mas em diversas outras. O Conass é um ator estratégico na agenda da saúde. Ganha o Brasil, ganham os estados e municípios. Avançar nessas políticas significa fortalecer o SUS e impulsionar parcerias que promovam a saúde em todo o país”, concluiu.
—
Assessoria de Comunicação do Conass