Conass e Anvisa fortalecem parceria para uso de Centro de Inteligência na análise de dados

Os diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Alex Campos e Romison Mota, a diretora Adjunta Giselle Calais e a secretária Executiva da Secretaria da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (SCMED), Daniela Marreco, estiveram na sede do Conass, nesta terça-feira (22), para fortalecer a parceria entre as instituições para a expansão do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do Sistema Único de Saúde (Cieges).

A iniciativa teve por objetivo mostrar como o Centro de Inteligência faz a consolidação dos dados da saúde pública por meio de painéis dinâmicos e georreferenciamento. “Estamos tentando encontrar um mecanismo para trabalhar com os dados que o Conass já possui, e a partir deles, obter essas informações relevantes para traçar estratégias para a Agência”, disse Alex Campos.

Para o diretor Romison, a estratégia do Cieges pode facilitar o acesso a um conjunto de informações para subsidiar a tomada de decisão, além de possibilitar o alinhamento e a exposição de múltiplos indicadores que interferem na atuação da Anvisa. “Por meio  dos dados do Cieges, podemos pensar em uma logística mais economicista de distribuição de medicamentos, por exemplo. Queremos facilitar, monitorar e agilizar a tomada de decisão”, disse.

Durante a reunião, o secretário executivo do Conselho, Jurandi Frutuoso, destacou que o Conass está à disposição para facilitar o trabalho da Anvisa e qualificar o Sistema Único de Saúde (SUS). “É importante que todos que fazem parte do sistema de saúde tenham informações confiáveis e tempestivas para que possamos qualificar as políticas públicas e, como consequência, melhorar o atendimento à população”, enfatizou.

O assessor técnico do Conselho, Marcus Carvalho, falou que o Centro de inteligência também contempla a construção de espaços de monitoramento e de tomada de decisão ágil e estratégica, que possam responder às necessidades da gestão do SUS. “Não queremos que a estratégia do centro de inteligência fique somente no Conass. Por isso, buscamos fortalecer a cooperação técnica com a Anvisa e, assim, compartilhar experiências e tecnologias entre as instituições”, destaca.

Marcus também apresentou os painéis que já estão em funcionamento no Cieges (Painéis  Covid-19, Painéis de Estrutura e Produção de Serviços e Painéis de situação de Saúde da População), Carvalho adiantou que estão sendo construídos painéis dinâmicos nos quais os indicadores de saúde serão atualizados simultaneamente às mudanças que ocorrerem.

Também estiveram presentes na reunião as assessoras técnicas, Maria Cecília, Carla Ulhoa e Juliane Alves, e destacaram o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Cieges nas respectivas áreas.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000