Conass e Conasems debatem alterações climáticas na 77.ª Assembleia Mundial da Saúde

No quarto dia da 77ª Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, Suíça, sob o tema “Todos pela Saúde, Saúde para Todos”, o presidente do Conass, Fábio Baccheretti e o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Hamida, participaram de uma reunião com os representantes da Emergency Medical Teams da Organização Mundial da Saúde (EMT/OMS), Flavio Salio e Camila Philbert Lajolo.

Segundo Fábio, foram dois encontros para debater como a saúde pode atuar melhor frente ao grande desafio que significam os desastres por alterações climáticas. “A reunião teve como desdobramento elaborarmos, junto com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Conasems e o Ministério da Saúde do Brasil, uma publicação para enfrentarmos esses desastres, para que assim, consigamos dar uma resposta mais eficaz e rápida em relação a essas catástrofes que podem acontecer cada vez mais”, disse.

Para Hisham, a reunião foi importante para que o Brasil tenha um plano de contingência nacional para emergências de desastres naturais.”Queremos fortalecer e trabalhar junto com Conass, Ministério da Saúde e Opas, a criação de um plano de enfrentamento a esses desastres que afetam estados e municípios”,  falou. 

As discussões também vão abordar a nova estratégia da OMS para a saúde global 2025-2028, que discute o impacto na saúde de megatendências como as alterações climáticas, o envelhecimento, a migração e avanços na ciência e tecnologia.

O acordo de prevenção, preparação e resposta à pandemias, que é liderado pelos estados membros da OMS e visa garantir que todos os países estejam melhor preparados e capazes de responder de forma eficaz e equitativa a futuras pandemias, também foi discutido. 

Confira o vídeo:

Assessoria de Comunicação do Conass