Conass e Ministério da Saúde dialogam sobre os desafios da saúde na Amazônia

 

As especificidades da Região Amazônica, onde grande parte da população tem a vida regida pelos rios, foram apresentadas nesta terça-feira (26) pela secretária estadual de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, ao diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência do Ministério da Saúde (DAHU/MS), Fernando Figueira, e sua equipe, em reunião realizada na sede do Conass.

O encontro deu continuidade às discussões sobre a Amazônia Legal, iniciadas no mês passado, durante reunião da Câmara Técnica de Atenção à Saúde do Conass realizada no estado do Pará, com a participação dos 9 estados que compõem essa região. Na ocasião,a secretária apresentou o conceito de Território Líquido, demonstrando como a sazonalidade das águas (cheia e seca) impacta diretamente a logística e a organização dos serviços de saúde, exigindo estratégias adaptadas à realidade amazônica.

Hoje, Nayara contextualizou a situação do estado e destacou as iniciativas inovadoras implementadas pelo governo do Amazonas para atender às demandas da população, com ênfase no Barco Hospital São João XXIII — unidade flutuante que oferece desde consultas e exames até cirurgias de média complexidade, levando atendimento às comunidades ribeirinhas.
“Este é um equipamento muito rico que atende às regiões remotas e é inovador no Brasil”, afirmou.

Atualmente, o Barco Hospital é reconhecido como unidade móvel. A aproximação entre a SES/AM e o DAHU/MS busca justamente o seu reconhecimento como hospital, o que permitirá agregar recursos financeiros federais, além da habilitação de outros serviços ofertados pelo estado.

Fernando Figueira se comprometeu, junto à sua equipe, a analisar as demandas apresentadas e buscar soluções, ressaltando que é responsabilidade constitucional do Ministério da Saúde participar da ampliação desses serviços, da construção de políticas e do cofinanciamento das ações.
“Muito em breve estaremos no estado para já fazermos as primeiras entregas nesse sentido”, destacou.

Para o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, a reunião representa um grande passo na escuta das demandas da região da Amazônia Legal:
“Precisamos ouvir os anseios dessa região e, com os meios que temos, colocá-los em prática”, afirmou.

Também participaram da reunião a coordenadora técnica do Conass, Rita Cataneli, os assessores técnicos Luciana Tolêdo, Luciana Vieira, Felipe Ferré e Fernando Avendanho, a secretária executiva do Fundo Estadual de Saúde, Nívia Barroso, e os coordenadores-gerais de Atenção Hospitalar e de Urgência do DAHU/MS, Tatiana Chaves e Felipe Reque.


Assessoria de Comunicação do Conass