Conass e Sbot-MG unem forças para enfrentar os acidentes de trânsito

Agnus Vieira, presidente da Sbot/MG e Fábio Baccheretti, secretário estadual de saúde de Minas Gerais (Foto: divulgação)

Para discutir os impactos dos acidentes de trânsito na saúde, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional de Minas Gerais (Sbot-MG), realizou em Belo Horizonte, o Fórum de Prevenção ao Acidente de Trânsito, evento que contou com a participação do secretário estadual de saúde, Fábio Baccheretti, e da consultora do Conass, Mércia Gomes, além de autoridades e profissionais de saúde.

Fábio Baccheretti enfatizou a importância da parceria e da aproximação entre os responsáveis pela discussão do tema e pela criação de políticas públicas, com as sociedades de especialidades e ressaltou a necessidade de se unir esforços naquilo que cada um pode contribuir para a prevenção dos acidentes de trânsito e para a organização da rede de saúde. Sobre o cenário em Minas Gerais, destacou que “a parceria entre a Sbot e a secretaria fará grande diferença para as futuras gerações, com a oferta de mais qualidade e inovação nas cirurgias ortopédicas no estado”.

Na mesma linha, Agnus Vieira, presidente da Sbot, disse que é preciso unir forças para resgatar a cidadania e trazer a vítima dos acidentes de trânsito para dentro da comunidade.

Durante o evento, a secretaria estadual de saúde de Minas Gerais e a Sbot/MG assinaram um acordo de parceria para o enfrentamento dos acidentes de trânsito no estado, na prevenção e na qualificação dos atendimentos às vítimas por lesões e mortes no trânsito.

Mércia Gomes, consultora do Conass (Foto: divulgação)

Projeto e-Transitar

 Desde 2020 o Conass desenvolve, em parceria com as secretarias estaduais de saúde (SES), o Projeto de Enfrentamento à Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito (℮-Transitar), com os objetivos de apoiar a implantação e/ou o fortalecimento do Programa Estadual Vida no Trânsito

À frente do projeto, a consultora do Conass, Mércia Gomes, disse que, por meio do e-Transitar, o Conselho tem apoiado os gestores e suas e suas equipes técnicas no aprimoramento do trabalho intra e intersetorial das SES.

Ela também chamou a atenção para a importância do envolvimento de ortopedistas especialistas no debate. “É relevante que essa discussão alcance estes profissionais, para além da prevenção, atuando também na promoção da saúde, pensando na mobilidade segura e sustentável”, observou.

 Mércia destacou ainda a necessidade de abordar o tema à luz da Política Nacional de Promoção da Saúde e ressaltou que o Conass está conduzindo uma agenda propositiva com as secretarias, ampliando o debate sobre lesões e mortes no trânsito.

Durante o debate foram apontadas algumas frentes de ação que precisam ser consideradas quando se discute o enfrentamento aos acidentes de trânsito, como as condições das vias, o controle do tráfego, treinamento dos condutores, comunicação, inteligência artificial, leis, entre outros.

Assessoria de Comunicação do Conass