Conass faz mapeamento de infraestrutura de informação e informática nas SES para implantação da Rede Cieges

 

A Câmara Técnica de Informação e Informática em Saúde do Conass reuniu-se nesta quarta-feira (28), para orientar a coleta de informações para o mapeamento do uso de dados e forma de organização das atividades realizadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde (SES), no que se refere aos fluxos de informação e infraestrutura de informática na gestão estadual do SUS.

Conduzida por Felipe Ferré e Sandro Terabe, assessores técnicos do Conass, a reunião contou com a participação de representantes das SES, que receberam orientação detalhada para o preenchimento do formulário.

Com cerca de 60 perguntas, o formulário usado no mapeamento busca fazer um diagnóstico da produção, armazenamento, segurança, tratamento e limpeza de dados, além de recursos humanos, processos de análises e ferramentas e tecnologias utilizadas nas SES.

Realizado pelo Conass, o mapeamento tem como objetivo colher subsídios para a criação, por meio do Centro de Informações Estratégicas da Gestão Estadual do SUS (Cieges), da Rede de Inteligência para a gestão estadual do SUS, a fim de fortalecer o papel das SES no contexto da saúde digital no Brasil.

 

Rede Cieges

 

O Cieges é um projeto de ciência de dados, desenvolvido e disponibilizado pelo Conass, visando facilitar o acesso a um conjunto de informações para subsidiar a tomada de decisão e a consulta de dados

Existem atualmente várias experiências estaduais de análises de dados, porém, não há mecanismos formais de articulação e integração da informação e conhecimento estadual, tampouco da sua adequação às normativas federais.

A formação da Rede de Inteligência para a gestão estadual do SUS busca otimizar processos de trabalhos, propiciar trocas de experiências, ferramentas e articulações, escalar produtos e soluções locais para o âmbito nacional, além de contribuir para construção de um sistema integrado de inteligência gestora estadual do SUS no Brasil.

 

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000