Conass lança livro escrito por José Aristodemo Pinotti sobre a organização do SUS

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) tem por missão, entre outras, a produção e a difusão do conhecimento. O cumprimento dessa função se dá por diferentes estratégias, em especial, pela publicação de livros técnicos, com temas de interesse da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) e do público em geral e que veem, ao longo dos anos, dando corpo à biblioteca institucional acessível no endereço: www.conass.org.br/biblioteca.

É nesse sentido que apresento o Livro “Saúde no Brasil. Provocações e Reflexões“, de autoria do Secretário de Saúde do Estado de São Paulo (1987-1991), José Aristodemo Pinotti, cuja elaboração compreendeu toda a sua fase profissional, encerrada por seu falecimento, em 2009.

Trata-se de apresentação histórica sobre o SUS, a partir do olhar de um observador privilegiado que vivenciou a clínica, a gestão, a produção de conhecimento e a atuação legislativa,  notadamente sobre a saúde da mulher.

A apresentação do volume segue o padrão de impressão gráfica que expõe ao leitor uma narrativa pessoal do autor sobre as suas vivências, sobre a época em questão, sobre seu modo de ver o mundo. Também apresenta a possibilidade de utilização da ferramenta QR CODE para o livro e seus documentos auxiliares. O livro está acessível na biblioteca do Conass, de forma livre, desembaraçada e gratuita, assim como as demais obras, possibilitando maior alcance e economicidade.

Somos todos SUS!

Boa leitura!

 

Carlos Lula
Presidente do Conass


 

O médico Drauzio Varella fala sobre sua amizade com Pinotti e a importância desse lançamento.