A retrospectiva dos 180 dias da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS), ações e estratégias de imunização, estratégias para Doenças e Agravos Não Transmissíveis, alinhamento na perspectiva e eliminação da Aids, tuberculose, hepatites e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e o fortalecimento da Vigilância Ambiental, são alguns dos temas que serão debatidos durante a 1ª Reunião de Dirigentes de Vigilância em Saúde hoje (25) e amanhã.
Para Ethel Maciel, secretária da Vigilância em Saúde e Ambiente, a ideia é que esse encontro com os estados e municípios seja semestral, pois assim os três entes poderão avaliar o que é necessário fazer para avançar nas políticas de vigilância. “Queremos neste evento, refletir junto com os Conselhos sobre cada um dos departamentos da SVSA, e pensar como podemos melhorar daqui para frente, pois a participação de instâncias gestoras é fundamental para a formulação de políticas públicas”, falou.
Segundo Jurandi Frutuoso, secretário executivo do Conass, o encontro mostra a importância de debater e construir ações conjuntas para os Sistema Único de Saúde (SUS) junto com os três níveis de governo. “A notoriedade do evento é para congregar, discutir, partilhar e ouvir de cada um dos convidados a melhor maneira de organizar e executar as políticas públicas de vigilância do País”, ressaltou.
O presidente do Conasems, Hisham Hamida, destacou que o momento é importante para discutir e intensificar o fortalecimento das ações de vigilância em saúde e da Atenção Básica no sistema de saúde. “Não tem como falar e fazer uma vigilância forte se ela não for integrada com a Atenção Básica. Só assim poderemos otimizar e melhorar a vigilância na ponta”, observou.
No serão debatidos, com coordenadores de várias áreas da vigilância,temas relevantes para o Brasil.
—
Ascom Conass
ascom@conass.org.br
(61) 3222-3000