CONASS participa da 12ª Expoepi

Teve início ontem (16), em Brasília, a 12ª Expoepi (Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças). Promovida pela Secretaria de Vigilância em Saúde, o evento tem como objetivo difundir temas importantes para a consolidação do SUS e premiar, por meio de sua Mostra Competitiva, os profissionais e os serviços de saúde do país que se destacaram no desenvolvimento de ações de vigilância em saúde relevantes para a Saúde Pública.

O presidente do CONASS, Wilson Alecrim participou da abertura do encontro junto com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, o representante da Opas no Brasil, Félix Rigoli, o senador Humberto Costa e o presidente do Conasems, Antonio Carlos Nardi.

Segundo ele, a Mostra propicia uma difusão profícua de conhecimentos e permite que os profissionais de saúde transitem entre as sociedades acadêmicas e científicas e troquem experiências. “Cada vez mais esse espaço tem se modernizado e esta 12ª Expoepi traz, com certeza, inovações para que possamos cada vez mais integrar o conhecimento às práticas diárias de todos nós trabalhadores da saúde”.

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Expoepi é um local onde é possível trocar experiências desenvolvidas em todo o país para melhorar a saúde da nossa população.

Jarbas Barbosa, secretário de vigilância em Saúde, destacou os números da Mostra: “São mais de três mil pessoas inscritas, mais de 20 painéis de discussão e atualização daqueles que trabalham na área da saúde, além da mostra competitiva, com trabalhos das secretarias de saúde de todo o Brasil

Na edição deste ano houve um recorde de trabalhos inscritos: 805 experiências e trabalhos técnico-científicos que serão premiados nas diferentes áreas constitutivas da vigilância em saúde.

Novidades – A Expoepi 2012 traz ainda grandes novidades, como as exposições: “Percurso Histórico das Ações de Vigilância, Prevenção e Controle de Doenças no Brasil” e o “Novo Festival Internacional de Humor e Arte em Aids”. A exposição pretende abordar a saúde como uma dimensão da vida humana e social que transcende em muito os aspectos puramente médicos e biológicos. Já o Festival de Humor e Arte em Aids tem como meta incentivar a produção de obras criativas para a promoção de estilos de vida saudáveis relacionados ao HIV/AIDS.

Durante a semana, também está previsto o lançamento da nova edição do Saúde Brasil – uma análise geral da situação de saúde do brasileiro, desde o nascimento até a morte. A publicação, produzida pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde apresenta indicadores demográficos e epidemiológicos e demonstra tendências que poderão subsidiar a definição de novas ações estratégicas e políticas públicas de saúde.

A 12ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças vai até o próximo dia 19, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, onde serão promovidos debates relevantes para o aprimoramento das ações de vigilância em saúde.

Por: Tatiana Rosa – Ascom CONASS, com informações do Blog da Saúde