Conass participa da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Foto: Rafael Nascimento/MS.

O presidente do Conass, Fábio Baccheretti, participou ontem (10) da abertura da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, em Brasília. Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento”, a conferência reafirmou o compromisso com um sistema de saúde público mais democrático e eficiente. “Como gestor e trabalhador da saúde o compromisso que nós temos é o de dar boas condições de trabalho para os nossos profissionais”, disse Fábio.

Nísia Trindade, ministra da saúde, falou sobre o forte papel da participação social em cada região do País. “Nós reconstruímos o Sistema Único de Saúde (SUS) juntos e essa é a nossa principal mensagem neste momento. Certamente sairemos da conferência com um resultado importante para a política pública de gestão do trabalho e educação na saúde, pois ela é central para o SUS”, afirmou.

O coordenador geral da conferência e presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, reforçou durante a solenidade, o contexto desafiador  em que a conferência foi realizada. “Enfrentamos o debate e encaramos de frente o que for preciso para fortalecer o SUS. Precisamos unificar todas as nossas lutas, que é a de manter o sistema de saúde vigoroso, valorizando as trabalhadoras e os trabalhadores, respeitando usuários e entregando a gestão do SUS que a gente precisa”, declarou.

A 4ª CNGTES tem como objetivo avaliar e reformular políticas de trabalho e educação na saúde, consolidando uma política pública permanente e resistente a adversidades, com monitoramento e avaliação pelos conselhos de saúde.  A programação segue até sexta-feira (13).

Assessoria de Comunicação do Conass, com informações do CNS