O secretário de Saúde do Distrito Federal, Juracy Lacerda, representou o Conass na abertura da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), realizada ontem (18), em Brasília.
Em sua fala, Juracy destacou que, conforme a Organização Mundial da Saúde, saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social. E por essa perspectiva, deve-se olhar para todos os profissionais que constroem todos os dias os resultados, os serviços e os produtos das organizações públicas e privadas. “Investir na saúde do trabalhador e da trabalhadora é mais que uma obrigação legal, é um ato de respeito à dignidade humana. Cuidar dessas pessoas é cuidar do presente e do futuro, é transformar o ambiente de trabalho em um espaço de vida e desenvolvimento pleno”, afirmou.
A conferência começou com a realização de 21 atividades autogestionadas, entre elas o “Diálogo Internacional: Participação Social e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).
A CNSTT reúne pessoas de todas as regiões do país para debater e deliberar diretrizes e propostas para a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.