No Dia Mundial do Câncer, os assessores técnicos do Conass, Leonardo Vilela e Luciana Toledo, participaram hoje (04), da audiência pública sobre o combate ao câncer, na Câmara dos Deputados.
Durante a audiência, foi destacado a participação do Conselho na publicação das portarias que regulamentam a Lei 14.758, que institui a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e o Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer.
“Nós sempre defendemos a criação de uma rede assistencial de prevenção e controle do câncer e nos últimos anos conseguimos evoluir bastante com o Ministério da Saúde”, comentou Leonardo.
Luciana destacou a importância dos debates tripartite na instituição da política nacional. “A gestão do Ministério da Saúde respeitou o diálogo. Com isso, tivemos a oportunidade de contribuir com a política que garante o cuidado integral para os pacientes, respeitando as diferentes realidades locais”, disse.
A Lei estabelece como objetivos centrais a diminuição da incidência dos diversos tipos de câncer, a garantia de acesso ao cuidado integral e a contribuição para a melhoria de vida dos pacientes, além da redução da mortalidade e das incapacidades geradas pela doença.
—
Assessoria de Comunicação do Conass