CONASS participa da IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família

O CONASS participou, durante a IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, de diversas atividades realizadas ao longo dos quatro dias do evento, realizado em Brasília entre os dias 12 e 15 de março. Uma delas, foi a apresentação dos Laboratórios de Inovação, uma experiência desenvolvida em conjunto entre o Ministério da Saúde, CONASS, Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a Organização Pan-Americana em Saúde (Opas Brasil) e o debate sobre o Programa Mais Médicos.

Foram apresentadas as experiências de seis Laboratórios de Inovação que tratam sobre Atenção Domiciliar, Manejo da Obesidade, Manejo de Crônicas em Santo Antônio do Monte/MG, Boas Práticas na Atenção de Adolescentes e Jovens, Participação Social e Governança e Regionalização; Ouvidoria e Gestão Participativa. Haverá, inclusive, lançamento do edital de seleção para o Laboratório de Inovação em Participação Social entre as atividades.

A coordenadora de Núcleos do CONASS, Rita Cataneli, participou da apresentação do Laboratório de Inovações em Manejo de Crônicas em Santo Antônio do Monte/MG.

Cataneli falou sobre o projeto dos Laboratórios de Inovação e explicou que eles são necessariamente fundamentados em forte referencial teórico. A assessora apresentou ainda, as publicações já existentes sobre essas experiências e que estão disponíveis gratuitamente para download no portal do CONASS (www.conass.org.br).

Nayara Dornela, da Assessoria da Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde, da SES/MG, apresentou a experiência do município de Santo Antônio do Monte. Segundo ela, o maior desafio foi a construção de um modelo de atenção integrada e qualificada de um processo que gere evidências, além do fortalecimento e a integração da Vigilância com a Assistência.

Para Carlos Alberto Pereira Gomes, subsecretário de Vigilância da SES/MG, o Laboratório é um legado para todas as equipes, pois consiste em um processo de aprendizado de trabalho em construção coletiva. De acordo com ele, os Laboratórios de Inovação precisam acontecer em todo o país.

Ainda em relação aos Laboratórios de Inovação, a assessora técnica do CONASS, Lourdes Lemos Almeida, participou do debate sobre Governança e Regionalização; Ouvidoria e Gestão Participativa.

Programa Mais Médicos

No segundo dia da Mostra, o secretário executivo do CONASS, Jurandi Frutuoso, participou do debate sobre o Programa Mais Médicos e a equidade em Saúde.

Frutuoso destacou que a implantação do programa foi ousada e corajosa, pois trouxe mudanças importantes que há tempos eram necessárias no ensino dos profissionais de saúde.

Ainda de acordo com o secretário executivo, a vinda dos médicos estrangeiros foi uma decisão acertada, principalmente em relação aos médicos cubanos, pois são profissionais comprometidos com a verdadeira Atenção Básica

Jurandi Frutuoso ressaltou a importância que os Estados têm no fortalecimento do programa. “Os Estados tem papel fundamental e precisam ajudar os municípios no fortalecimento integrado dentro da manutenção desse processo que é o Programa Mais Médicos”, afirmou.

 

Saúde Indígena

Lourdes Lemos, assessora técnica do CONASS, participou também do debate sobre Saúde Indígena, junto a profissionais de Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), do Ministério da Saúde, e de indígenas. Na ocasião foram discutidos quais os tipos de fatores que impactam na saúde dos indígenas e como podem ser organizados os serviços de saúde no cuidado a esses povos levando em conta as suas peculiaridades.

Lemos destacou a questão da responsabilidade dos três Entes na organização e continuidade dos cuidados de saúde nas Redes de Atenção e principalmente, como organizar esse serviços tendo em vista o estabelecido sobre atenção e assistência no Decreto n. 7.508/11. “Essas questões que coloquei vão inclusive, de encontro ao que o CONASS já está trabalhando internamente“, disse.

Estande

Além das atividades, o CONASS contou também com um estande na Praça da Saúde. O espaço foi destinado às Secretarias Estaduais de Saúde para exposição de suas experiências e distribuição de materiais.

 

Tatiana Rosa

Assessoria de Comunicação Social do CONASS

ascom@conass.org.br

61 – 3222-3000