Conass participa das atividades do Pré-Congresso da Abrasco em Salvador

 

O Conass teve uma ativa participação no Pré-Congresso da Abrasco, realizado nos dias 19 e 20 de novembro, em Salvador, Bahia.

Haroldo Pontes, assessor técnico e coordenador da Câmara Técnica do Conass de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (CTGTES), foi o anfitrião da reunião extraordinária da Câmara Técnica, realizada no dia 19 de novembro, das 13h às 16h. A reunião contou com a participação de 50 representantes de 21 Secretarias Estaduais de Saúde.

Os membros da CTGTES realizaram uma análise das atividades desenvolvidas pelas respectivas SES em 2022 e apresentaram as ações que deverão ser executadas em 2023. Foi acordada também a elaboração de um documento sintético para a apresentação aos novos gestores.

De acordo com o coordenador da CTGTES, a reunião foi extremamente produtiva e contribuiu para alinhar algumas demandas que se encontram pendentes.

 

 

Simpósio da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Ainda na tarde do dia 19 de novembro, o Conass foi representado por Haroldo Pontes na mesa de abertura do Simpósio da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. Além do representante do Conass, estiveram presentes na mesa de abertura a presidente da Abrasco, Rosana Onocko; a presidente do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, Isabela Cardoso; e a coordenadora do GT Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da Abrasco, Janete Castro.

O encerramento do Simpósio ocorreu na tarde do dia 20 de novembro, com a mesa “Desafios e Perspectivas”. Por sugestão da CTGTES, foi acordada a elaboração de uma síntese das discussões a ser encaminhada ao grupo de transição do novo governo, com o objetivo de dar mais visibilidade às questões fundamentais sobre a Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

 

 

Formação de novos sanitaristas

No dia 20 de novembro pela manhã, o Conass foi novamente representado pelo cordenador da CTGES, na oficina da Fiocruz, que discutiu a formação de novos sanitaristas. A participação do representante do Conass teve como objetivo apresentar a Rede Colaborativa das Escolas Estaduais de Saúde Pública (RedeCoesp) e abrir espaço para a interlocução sobre um trabalho conjunto entre a Fiocruz e o Conass.

 

 

O 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva está sendo realizado em Salvador, Bahia, no período de 19 a 24 de novembro. As atividades pré-congresso ocorreram nos dias 19 e 20 de novembro.

 

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000