A assessora técnica do Conass, Maria José Evangelista, participou hoje (28), do 1º Seminário sobre o Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Sistema Único de Saúde (SUS), promovido pela Secretaria de Atenção Primária de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS) e pela Rede Atenção Primária da Saúde da Abrasco.
O Censo das UBS tem por objetivo fazer um diagnóstico nacional das condições de infraestrutura e oferta de ações e serviços na Atenção Primária à Saúde (APS) do SUS. Trata-se de uma importante estratégia para o fortalecimento da Atenção Primária, permitindo identificar a realidade local no País quanto às condições de infraestrutura, composição das equipes, disponibilidade de métodos diagnósticos e medicamentos, incorporação de tecnologias digitais, escopo de práticas das equipes, e outros aspectos relevantes para a qualidade e eficiência da APS.
Evangelista destacou que o debate é importante para as estratégias de implementação do censo, na perspectiva de impulsionar o processo de participação do censo nos âmbitos federal, estadual e municipal. “Com o censo, poderemos ter uma consistência maior para aprimorar as políticas públicas, os investimentos e identificar as demandas, tanto dos gestores como das equipes”, disse.
No Seminário, o Censo das UBS foi apresentado em suas dimensões e componentes na perspectiva da institucionalização da avaliação da APS. Espera-se que, a partir dos resultados da pesquisa, seja possível indicar elementos essenciais para investimentos em infraestrutura, processos organizacionais e de educação permanente, orientando e apoiando os gestores nacionais, estaduais e municipais nos processos de planejamento das ações de saúde e de formulação de políticas públicas em APS.
Assista:
—
Assessoria de Comunicação do Conass