CONASS participa do II Seminário Preparatório para o Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde

Do dia 01 a 03 de outubro a Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Abrasco promoverá, em Belo Horizonte, o 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Para reunir ideias sobre o assunto, quatro seminários pré-congresso foram organizados. O primeiro deles aconteceu em Campinas, na última semana de maio, com o objetivo de debater os impasses e desafios do SUS.

Hoje, 19, em Brasília, acontece o II seminário preparatório como foco nas Redes de Atenção à Saúde e Regionalização. Para assessora técnica do CONASS, Lourdes Almeida, discutir esta temática é essencial e urgente para efetivação do SUS que a população merece.  “É estimulante participar desse debate e contribuir para o aprofundamento das reflexões e do debate sobre o quanto precisamos avançar no planejamento, na governança e na regionalização desse sistema público, universal e de gestão tripartite”, disse.

Segundo o presidente da Abrasco, Luiz Eugênio de Souza, o Congresso tem o objetivo de analisar criticamente os rumos da saúde no Brasil, articular conhecimentos científicos com a formulação de políticas, e elaborar propostas para a construção de uma agenda de ação coletiva a ser apreciada na plenária final. “Nós acreditamos nos SUS e vamos continuar lutando para avançarmos. Estamos num momento de crescimento das mobilizações sociais e o seminário é uma oportunidade de debatermos boas estratégias para um sistema de saúde melhor”, falou.

O diretor da Fiocruz, Gerson Penna, destacou os avanços do SUS avançou, mas lembrou que ainda há muito para melhorar, principalmente quando se trata da gestão em saúde, avaliou.

O evento acontece na UnB, no Campus Universitário Darcy Ribeiro, Avenida L3 Norte,  Auditório FIOCRUZ, Fundação Oswaldo Cruz, das 08:00 às 18:00.