CONASS participa do Seminário Internacional da Primeira Infância

Assessora técnica do CONASS apresentou a Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância, que reúne artigos de renomados pesquisadores e aborda 33 temas relacionados ao desenvolvimento psicossocial da criança

A construção de um marco legal integrando as políticas públicas para gestantes e crianças pequenas é o objetivo do Primeiro Seminário Internacional – Marco Legal da Primeira Infância, que teve início ontem (16), na Câmara dos Deputados.

egundo o presidente da Frente Parlamentar da Primeira Infância, o Deputado Federal, Osmar Terra (PMDB/RS), o seminário vai identificar os avanços e desafios das políticas públicas para Primeira Infância do Brasil e de outros países para avançar nessa área. “Vamos trocar experiências que contribuirão para criação de um marco legal que realmente ampare, proteja e estimule todas as crianças de forma universal, visando articular todas as políticas públicas educacionais, sociais e de saúde”, disse.

Durante a abertura Terra anunciou que nesta quinta-feira (18), após o evento, será criada uma comissão especial para tratar das políticas voltadas à primeira infância. “Queremos junto com outros países da América Latina ter um marco Legal da primeira infância mais eficiente do mundo, que possa amparar e desenvolver crianças mais saudáveis de forma universal”, ressaltou.

Para assessora técnica do CONASS, Alessandra Schneider, responsável pela Enciclopédia da Primeira Infância, é preciso melhorar o ambiente em que as crianças mais pobres vivem, para que elas tenham condições de desenvolvimentos mais saudáveis na área social e educacional. “Quando conseguimos ter um programa de qualidade na primeira infância, o ambiente familiar em que a criança habita muda, o que garante informações consistentes para que seu desenvolvimento seja estimulado e futuramente ela tenha segurança emocional e educacional”, falou.

Segundo James Heckman, Prêmio Nobel de Economia (USA) em 2000, investir em políticas públicas para crianças pequenas em termos sociais, cognitivos e emocionais tem um impacto no desempenho dela ao longo da vida. Heckman destacou também em sua apresentação por videoconferência, que o avanço nas políticas públicas voltadas à primeira infância e educação com qualidade tem o impacto na diminuição das doenças crônicas.

Além disso, o economista apresentou resultados de pesquisas feita no Estados Unidos com crianças vulneráveis que foram atendidas por programas específicos. As crianças que tiveram atendimento na primeira infância se tornaram adultos mais saudáveis e com um maior nível de escolaridade, o que levou também a redução de criminalidade nas áreas beneficiadas.

O Seminário Internacional Marco Legal da Primeira Infância prossegue hoje e vai até quinta-feira (18), no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.

Por: Luiza Tiné

Assessoria de Comunicação Social do CONASS

ascom@conass.org.br

Telefones: (61) 9696 4675 / 9970 5735 / 8172 8892 / 3222 3000