Conass participa do workshop sobre Vigilância, Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública

O vice-presidente do Conass da região centro oeste e secretário de Estado da Saúde de Goiás, Sandro Batista, participou ontem (25), em Brasília, do workshop sobre Vigilância, Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública – VIGIAR Internacional.

A proposta do evento é rever o progresso dos países e mapear as capacidades existentes em vigilância, alerta e resposta a emergências em saúde pública, identificar as necessidades de colaboração bilateral e multilateral entre os países, compartilhar experiências em vigilância, alerta e resposta e desenvolver um roteiro de colaboração e troca de experiências entre os países.

“É de extrema importância que haja uma harmonia entre as instituições e os países, principalmente quando se trata de agravos de grande abrangência que trazem risco para mais de uma nação”, falou Sandro, ressaltando que a pronta resposta as emergências de saúde sempre foi um grande desafio para a gestão de saúde.

O secretário disse ainda, que a pandemia da Covid-19 mostrou que diferentes abordagens e interesses podem prejudicar uma resposta efetiva contra um agravo de proporção mundial, ocasionando a perda de cidadãos que contam com o poder público para ter as melhores ações. “Por isso, essa iniciativa que aborda a colaboração multilateral entre os países na resposta às emergências, é primordial para se ter o menor prejuízo em vidas e menor impacto na Rede de Atenção à Saúde”, falou.

Durante a programação, os representantes dos países participarão de oficinas, palestras, grupos de trabalho e um simulado de identificação de aspectos chave e capacidades necessárias de vigilância, alerta e resposta às emergências em saúde pública.

O encontro é uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e tem como objetivo de fortalecer as estruturas de vigilância nas Américas e países da Comunidade de Língua Portuguesa (CPLP).

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000