Governança dos Sistemas Públicos de Saúde é tema de seminário no Canadá

O CONASS participou, no dias 28 e 29 de novembro, em Montreal/Canadá, do seminário “Sobre a Governança dos Sistemas Públicos de Saúde”, no qual foram abordadas questões relativas à descentralização e a avaliação de desempenho, do ponto de vista dos usuários, principalmente no Brasil, no Quebec, e também na França. O evento faz parte de um ciclo de conferências internacionais patrocinadas pelo Ministério da Saúde do Brasil com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde e de instituições públicas da França, de Portugal, do Quebec/Canadá e da República de Cabo Verde.

Durante o encontro, o assessor do CONASS para assuntos internacionais, Fernando Cupertino, apresentou os trabalhos realizados pelo Brasil e pelo Québec, por meio da Conferência Luso-Francófona de Saúde (Colufras), e do acordo de cooperação celebrado em 2012 entre o CONASS e a Escola Nacional de Administração Pública do Québec (Enap). Este acordo propõe o treinamento de funcionários que atuam na administração pública da saúde.

Como desdobramento deste acordo, Cupertino relata que, segundo o professor da Enap, Rémy Trudel, a escola aprovou a proposta de um Mestrado co-titulado entre a instituição e a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB) – que aprovou o acordo e a realização de uma oficina de trabalho no mês de fevereiro de 2012, em Brasília, para detalhar o assunto.

Além do Ministério da Saúde do Brasil, da Enap (responsável pelo conteúdo científico), o seminário reuniu vários parceiros importantes como o Instituto Nacional de Saúde Pública do Quebec (INSPQ), os ministérios das Relações Internacionais (MRI) e da Saúde e dos Serviços Sociais do Quebec (MSSS), a Organização sem Fins Lucrativos Savoir, da França, o CONASS, o Conasems e a Embaixada da França no Canadá.

O seminário de Montreal forneceu aos professores, pesquisadores e administradores públicos e profissionais de saúde a oportunidade de integrar a Colufras e de se relacionarem com o Ministério da Saúde do Brasil e com a ENAP, com vistas a colaborações futuras.

Acesse aqui a programação.

Descrição: http://0.static.wix.com/media/3d75e0_59398e98b3d8a5e2ef0677e94a7f342e.png_256Descrição: http://cartilhapacienterenal.cursoseconcursosnosite.com.br/wp-content/uploads/2011/08/ministerio-da-saude3.jpg

Descrição: ENAP3-RGB-250px[1] logo enap