O CONASS participou, no dias 28 e 29 de novembro, em Montreal/Canadá, do seminário “Sobre a Governança dos Sistemas Públicos de Saúde”, no qual foram abordadas questões relativas à descentralização e a avaliação de desempenho, do ponto de vista dos usuários, principalmente no Brasil, no Quebec, e também na França. O evento faz parte de um ciclo de conferências internacionais patrocinadas pelo Ministério da Saúde do Brasil com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde e de instituições públicas da França, de Portugal, do Quebec/Canadá e da República de Cabo Verde.
Durante o encontro, o assessor do CONASS para assuntos internacionais, Fernando Cupertino, apresentou os trabalhos realizados pelo Brasil e pelo Québec, por meio da Conferência Luso-Francófona de Saúde (Colufras), e do acordo de cooperação celebrado em 2012 entre o CONASS e a Escola Nacional de Administração Pública do Québec (Enap). Este acordo propõe o treinamento de funcionários que atuam na administração pública da saúde.
Como desdobramento deste acordo, Cupertino relata que, segundo o professor da Enap, Rémy Trudel, a escola aprovou a proposta de um Mestrado co-titulado entre a instituição e a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB) – que aprovou o acordo e a realização de uma oficina de trabalho no mês de fevereiro de 2012, em Brasília, para detalhar o assunto.
Além do Ministério da Saúde do Brasil, da Enap (responsável pelo conteúdo científico), o seminário reuniu vários parceiros importantes como o Instituto Nacional de Saúde Pública do Quebec (INSPQ), os ministérios das Relações Internacionais (MRI) e da Saúde e dos Serviços Sociais do Quebec (MSSS), a Organização sem Fins Lucrativos Savoir, da França, o CONASS, o Conasems e a Embaixada da França no Canadá.
O seminário de Montreal forneceu aos professores, pesquisadores e administradores públicos e profissionais de saúde a oportunidade de integrar a Colufras e de se relacionarem com o Ministério da Saúde do Brasil e com a ENAP, com vistas a colaborações futuras.
Acesse aqui a programação.