Conass promove oficina para criação do Centro de Inteligência Gestora da SES-RJ

O Conass, por meio do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges), realizou nos dias 24 e 25 de abril, na Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), uma oficina para a construção do Centro de Inteligência da Gestão Estadual do SUS.

Coordenada pelos assessores técnicos do Conass, Sandro Terabe e Felipe Ferré, a oficina teve como objetivo alinhar entendimentos para a construção do Centro de Inteligência Gestora da SES-RJ e contou com a participação da Subsecretária de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, Cláudia Mello, além de gestores, assessores e referências técnicas da área de saúde.

“O centro de inteligência representa uma poderosa ferramenta de gerenciamento para o gestor público e veio para expandir nossa visão em relação ao monitoramento e a construção de conhecimento com todas as outras áreas da secretaria”, disse Claudia.

Durante a reunião foi utilizada a metodologia de apresentações dialogadas, que incluíram os processos de estruturação dos dados, análises realizadas e painéis construídos. A programação contemplou ainda a elaboração de um plano de trabalho, com a participação de todas as áreas técnicas da SES.

Para Sandro Terabe, assessor técnico do Conass, a oficina foi exitosa, em função da troca de experiências e conhecimentos. “Pela sua história e importância no SUS, a secretaria do Rio de Janeiro tem um corpo técnico muito experiente e comprometido. A cooperação com a secretaria será muito importante para fortalecermos a rede Cieges e construir casos validados para aplicarmos em outros estados.”, analisou.

A oficina contou também com a apresentação dos projetos estruturantes e processos de monitoramento desenvolvidos pelo Cieges, a exemplo da organização dos dados dos Sistemas Nacionais do SUS; da produção de dados de gestão estratégica para resolver problemas específicos, e da integração de dados dos sistemas nacionais com dados de sistemas dos entes subnacionais e instituições parceiras.

Secretário Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Dr. Luizinho, agradeceu o apoio do Conass para a construção do Centro de Inteligência Gestora da SES-RJ

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000