CONASS promove oficina para debater desafios da Regulação e dos Sistemas de Informação do SUS

Brasília – Durante dois dias (20 e 21), representantes  das áreas de Regulação e de Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) participaram, na sede do CONASS, da Oficina de Trabalho “Regulação Assistencial e Sistemas de Informação”.

O objetivo do encontro foi debater os temas tendo em vista a importância do sistema de regulação que, quando bem estruturado, é fundamental para os três níveis de gestão do SUS e também para a efetividade dos serviços de assistência à saúde.

Na área da Regulação Assistencial os participantes debateram aspectos relativos ao modelo de organização, à regionalização dentro da regulação, à  governança, à contratualização e também à necessidade de fortalecimento do monitoramento e avaliação constante do processo de regulação.

Em relação ao eixo dos sistemas de informação foram abordados os diversos sistemas já existentes como o Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), o e-SUS AB e o e-SUS Hospitalar e também os sistemas próprios que alguns estados têm utilizados.

Como resultado da oficina será elaborado um relatório a ser apresentado aos secretários estaduais de saúde com o compilado das potencialidades, fragilidades, desafios e proposições apontadas pelos participantes ao longo dos dois dias de trabalho.

 

Assessoria de Comunicação do CONASS

ascom@conass.org.br

61 – 3222.3000