Conass realiza reunião da Câmara Técnica de Atenção à Saúde

Técnicos das Secretarias Estaduais de Saúde reuniram-se na quinta-feira (04), para a reunião da Câmara Técnica do Conass de Atenção à Saúde (CTAS), para debater os principais avanços e desafios vivenciados nas secretarias referente a temática da atenção especializada do Sistema Único de Saúde (SUS).

“As reuniões das câmaras técnicas têm um papel fundamental de aprofundar as políticas de saúde e levar para os secretários o que foi debatido durante o encontro, para que assim, eles consigam qualificar o Sistema Único de Saúde no âmbito dos estados”, disse o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso.

O assessor para relações internacionais do Conselho, Fernando Cupertino, também destacou a importância dos debates dos profissionais que integram as Câmaras Técnicas do Conass. “O que é debatido nesses encontros são repassados nas assembleias do Conass e viram pautas para a Comissão Intergestores Tripartite (CIT), onde ocorrem as pactuações das políticas públicas. Por isso, é importante que seja pontuado todas as experiências e dificuldades dos estados”, destacou.

Eliana Dourado, assessora técnica do Conass e coordenadora da CTAS, ressaltou a importância da interação dos técnicos dos estados em torno de temas que favorecem o desenvolvimento das políticas públicas de Atenção à Saúde. “Tivemos muitas mudanças e precisamos entender como está o processo de trabalho dos estados para que possamos trabalhar com mais efetividade e lutar para que a população tenha acesso à assistência de saúde de qualidade”, disse.

A reunião ocorreu em duas etapas – pela manhã, estiveram reunidas as regiões nordeste, sudeste e centro oeste, no período da tarde, as regiões norte e sul. O encontro servirá também para realizar um breve levantamento de dados para subsidiar a pauta da 3ª reunião da câmara técnica de 2023, a realizar-se nos dias 22 e 23 de maio de 2023.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000