CONASS realiza sua primeira experiência municipal em Planificação da APS

“Um investimento em pessoas”, assim definiu o secretário executivo do CONASS, Jurandi Frutuoso, a primeira experiência do Conselho com a Planificação da Atenção Primária em Saúde, em um município brasileiro.

No início desta semana, Tauá, região semi-árida do Ceará, recebeu a equipe do CONASS para iniciar o Curso de Especialização e Aperfeiçoamento em Atenção Primária à Saúde. Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde do Ceará, pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), pela Prefeitura Municipal de Tauá, e pela Escola de Saúde Pública do Ceará, o curso tem ainda o apoio da Fundação Oswaldo Cruz e da Universidade de Fortaleza (UniFor).

A aula inaugural foi ministrada pelo professor Eugênio Vilaça e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o vice-governador do Ceará, Domingos Filho, a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, a secretária adjunta de Saúde do Ceará, Lilian Alves, a secretária municipal de saúde, Ademara Temoteo Rosa, além de parlamentares locais e representantes de diversas instituições.

Para Domingos Filho, o curso representa um desafio para o município. O vice-governador do Ceará, no entanto, ressaltou que com a confiança e determinação de todos os atores envolvidos no processo, Tauá terá profissionais qualificados para superar as dificuldades que existem hoje no Sistema Único de Saúde (SUS). “Temos que cuidar da qualificação das pessoas que vão cuidar dos usuários, pois profissionais qualificados são fundamentais para a estruturação dos serviços de saúde”, afirmou.

A prefeita Patrícia Aguiar, agradeceu à Secretaria de Estado da Saúde do Ceará e ao CONASS, por terem atendido ao pleito da Secretaria Municipal de Saúde de Tauá, em aplicar o processo de planificação da APS no município. “Com certeza esse será um marco para a saúde da nossa cidade. Agradeço ao CONASS e a todos os atores envolvidos pela confiança depositada. Será muito importante para nós trabalhar a saúde do ponto de vista não apenas da estrutura física, mas também do ponto de vista da qualificação e capacitação dos nossos profissionais”.

Jurandi Frutuoso, secretário executivo do CONASS, fez questão de ressaltar a importância da experiência pioneira do município. “O CONASS já fez esse trabalho em 20 estados brasileiros mas é a primeira vez que estamos saindo para fazer em um município, e Tauá foi escolhida porque já mostrou que tem compromisso com a situação social do seu povo”.

Frutuoso destacou ainda o valor profissional e pessoal que o curso tem, e explicou que ele será uma obra diferente, pois não envolverá construções, mas sim pessoas. “Essa obra será trabalhosa, mas levará o nome de cada um que queira crescer pessoalmente e profissionalmente e que queira fazer diferente. Essa é uma oportunidade que Tauá dá aos profissionais de saúde para que eles consigam enxergar um mundo novo para fazer uma transformação social e pessoal e para evoluir como pessoa. Essa é a alma do curso”, finalizou.

O curso terá duração de aproximadamente 2 anos e será realizado por meio de oficinas de trabalho presenciais e com períodos de dispersão com trabalho em campo. A proposta é a construção coletiva de conhecimentos que propiciem a assimilação de conceitos e ferramentas que instrumentalizem a sua aplicação, adequados às características da realidade local.

Ao final, os alunos apresentarão um projeto de intervenção da organização da Atenção com foco na APS.

Protocolo de intenções

Durante a cerimônia de abertura do Curso, foi assinado um Protocolo de Intenções para a Cooperação Técnica Interinstitucional com vistas ao Desenvolvimento e Execução de Laboratório em Atenção Primária a partir de Curso de Especialização e Aperfeiçoamento em Atenção Primária – Planificação – No Município De Tauá (CE). O Protocolo foi assinado pela prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar,  pela secretária adjunta de Saúde do Ceará, Lilian Alves, pelo secretário executivo do CONASS, Jurandi Frutuoso e pelos representantes da Escola de Saúde Pública do Ceará e da Fundação Oswaldo Cruz/CE.


Foto: O secretário executivo do CONASS, Jurandi Frutuoso, assina o Protocolo de Intenções para a Cooperação Técnica Interisntitucional.

 

Tatiana Rosa

Assessoria de Comunicação Social do CONASS

ascom@conass.org.br

61 – 3222-3000