Conass realiza última Assembleia de gestores estaduais do SUS em 2025

Tânia Mara Coelho, presidente do Conass, conduziu a última Assembleia do Conass em 2025

Brasília – Nesta terça-feira (16), os secretários estaduais de saúde se reuniram para a última assembleia do Conass em 2025. O encontro marcou o encerramento dos debates do colegiado neste ano e trouxe à pauta temas estratégicos que serão objeto de pactuação na reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), prevista para acontecer nesta quinta-feira.

Durante a assembleia, os gestores receberam informes sobre o cenário atual do ressarcimento interfederativo e sobre o estado da arte dos Centros Estaduais de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges). Na sequência, foram debatidos os principais pontos que integram a pauta da CIT, entre eles o calendário de reuniões para 2026, o Plano Operativo de Transformação Digital e minutas de portarias relacionadas à regulação em saúde, assistência farmacêutica, controle de doenças, atenção domiciliar à pessoa idosa, saúde bucal e ao financiamento federal do Componente Básico da Assistência Farmacêutica.

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Representantes dos países de língua portuguesa e Conass

A assembleia contou ainda com a participação de representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), provenientes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e Timor-Leste. A comitiva esteve acompanhada do assessor para Relações Internacionais do Conass, Fernando Cupertino, e visitou a sede da instituição para conhecer a dinâmica de funcionamento do colegiado da gestão estadual do SUS.

Os representantes internacionais também participaram de atividades da III Conferência Nacional de Planificação da Atenção à Saúde e destacaram positivamente os processos de trabalho apresentados durante a programação, tanto em Uberlândia (MG) quanto no evento. Segundo a comitiva, a experiência vivenciada será de grande relevância para os países que integram a CPLP e servirá como referência para o fortalecimento dos sistemas de saúde em seus territórios.

Lançamento

Durante a reunião, foi lançado o livro Transformação Digital no SUS – o que você precisa saber. A publicação apresenta, de forma acessível, conceitos fundamentais do mundo digital, ressaltando a importância da padronização da informação, da interoperabilidade entre sistemas e da cultura orientada por dados para apoiar decisões mais ágeis e assertivas na gestão da saúde.

O secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, e o gerente do Cieges/Conass, Sandro Terabe, destacaram que a obra surgiu a partir da necessidade de apoiar gestores e profissionais de saúde na compreensão do processo de transição digital em curso no SUS. “A proposta é tornar essa linguagem mais acessível, para que todos possam compreender esse importante processo que estamos vivenciando”, afirmaram.