Conass recebe Conselho Nacional do Ministério Público, que apresenta atuação em prol do SUS

Os membros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Jairo Bisol e Daniel Rodrigues, estiveram na sede do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nesta quarta-feira (5), para apresentar a Comissão Extraordinária de Saúde do CNMP. Eles explicaram que a comissão está em atuação há pouco mais de um ano, buscando a elaboração e execução de projetos para a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Buscamos parcerias para ações como a Ação Nacional, que é um instrumento do planejamento estratégico do CNMP, em que cada comissão pode lançar um tema visando buscar uma congregação dos membros do Ministério Público em todo país”, explicou Daniel Rodrigues. Este ano, o tema escolhido foi a transparência das listas de espera do SUS e o aperfeiçoamento da regulação, por isso o diálogo entre as instituições, considerando a relevância da pauta para os gestores no que concerne ao planejamento e economicidade das ações e dos serviços de saúde, conforme relatado por Rodrigues.

Jairo Bisol reforçou a importância do diálogo com o Conass que, segundo ele, vai além da atuação da Comissão Extraordinária de Saúde do CNMP. “Abrimos o diálogo com vários atores da cena política sanitária, começando pelo Conass, que consideramos uma das mais importantes instituições na construção e defesa do SUS”.

“A busca por diálogo é sempre promissora, principalmente quando se dá entre atores importantes para o SUS como membros do Ministério Público, aqui representados pelo Daniel e pelo Jairo, que estão falando em nome da Comissão Extraordinária de Saúde do CNMP”, ressaltou o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso. Segundo ele, a iniciativa encoraja os gestores a fortalecer as ações estratégicas que aproximam o Conass de instituições como o CNMP, no intuito de conscientizar os atores em relação à judicialização da saúde visando reduzi-la e, consequentemente, fortalecer o SUS.

––

Assessoria de Comunicação do Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000