Cerca de 150 profissionais das Secretarias Estaduais de Saúde participam hoje e amanhã (15), em Brasília, da reunião conjunta das Câmaras Técnicas do Conass de Epidemiologia e Atenção Primária à Saúde, para debater o programa Nacional de Imunizações, as condições crônicas transmissíveis, financiamento, entre outros.
Para a assessora técnica do Conass, Rita Cataneli, o debate com os profissionais das secretarias é fundamental para definir novas estratégias e aprimorar o que está sendo feito nos estados. “Aqui podemos trocar experiências e disseminar nosso conhecimento. A ideia é que todos saiam daqui com planos de trabalho mais robustos para termos resultados mais efetivos nas ações que desenvolvemos nos estados”, disse.
Nereu Mansano, assessor técnico do Conass e coordenador da Câmara Técnica de Epidemiologia, ressaltou a importância da reunião conjunta e a interação dos técnicos dos estados em torno de temas que favorecem o desenvolvimento das políticas públicas que envolvem as duas áreas. “Várias questões permeiam essas temáticas e demandam desafios diferentes em cada secretaria. Queremos definir ações para serem desencadeadas em conjunto nos estadoss nos próximos anos”, falou.
Maria José Evangelista, assessora técnica do Conass, falou a respeito da proposta de unir as duas áreas para que as propostas fiquem cada vez mais fortalecidas, já que elas possuem dificuldades parecidas. “Estamos aqui para ouvir os técnicos, melhorar o que vem sendo feito e enriquecer as propostas de trabalho”, comentou.
—
Assessoria de Comunicação do Conass