Conferência termina com homenagem a personalidades que marcaram a história da Planificação da Atenção à Saúde

 

Personalidades que receberam a Homenagem Gilson Cantarino

Brasília – Muita emoção marcou o final da II Conferência Nacional da Planificação à Saúde. Personalidades como Antônio Carlile Holanda Lavor, Gladstone Rodrigues da Cunha Filho, Antônio Borges Nunes Júnior, Marcus Vinícius Caetano Pestana da Silva, Patrícia Pequeno Costa Gomes de Aguiar, Odelmo Leão Carneiro Sobrinho, Heloísa Machado de Souza, Socorro Gross Galiano, receberam a Homenagem Gilson Cantarino pela contribuição marcante no projeto da Planificação da Atenção à Saúde (PAS), que está completando 15 anos e contribui com a organização das Redes Regionalizadas de Saúde por meio da articulação com gestores, formação de profissionais, estruturação de processos e da integração efetiva de serviços da RAS.

Gilson Cantarino O´Dwyer nasceu em Niterói e formou-se médico pela Universidade Federal Fluminense, na turma de 1975. Pós-graduou-se em Psiquiatria Geral e em Psiquiatria Infantil pelo Instituto de Psiquiatria, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Médico concursado do Ministério da Saúde e da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, assumiu em 1984 a Secretaria Executiva do Projeto Niterói, pioneiro nas Ações Integradas de Saúde e responsável pela formulação de um novo modelo de assistência à saúde da população. Reconduzido ao mesmo cargo em 1986, foi posteriormente convidado a assumir a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, em 1989, onde permaneceu continuamente por 10 anos, sendo pioneiro na implantação no Brasil do Modelo Médico de Família. Em 1999 assumiu o cargo de Secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Eleito presidente do Conass em 2003, assumindo em seguida a função de Assessor Técnico e membro permanente do Conselho Consultivo da instituição. Foi Conselheiro do Conselho Nacional de Saúde.

Recebeu também diversas Comendas, destacando-se a do Mérito Médico da República Federativa do Brasil, a mais alta condecoração da saúde no País. Foi Acadêmico Honorário da Academia Fluminense de Medicina, tendo diversos de seus artigos e trabalhos publicados em literatura especializada.

Foi um grande sanitarista, deixou um legado de luta e defesa da saúde pública e compromisso com o SUS por meio de seu trabalho na gestão, nos âmbitos municipal e estadual.

Maria José Evangelista foi ovacionada durante o evento

Homenagem Especial

Uma homenagem surpresa à assessora técnica do Conass, Maria José Evangelista, deixou um auditório inteiro de pé para aplaudir a trajetória, visão e esforço incansável desta enfermeira sergipana que com dedicação e muito empenho, moldou o futuro da saúde no Brasil, através do desenvolvimento e liderança da Planificação da Atenção à Saúde. Sua sabedoria e liderança são cruciais para a transformação significativa do SUS. Sua inesgotável busca pela excelência e comprometimento inabalável refletem-se não apenas na qualidade do sistema de saúde, mas também no aprimoramento do bem-estar de nossa nação.

Assista a transmissão ao vivo, no Instagram, da entrega da Homenagem:

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000