Congresso do Conasems – Cooperação CONASS, Conasems e Fiocruz é apresentada durante o encontro

Serra – A cooperação técnica entre CONASS, Conasems e Fiocruz foi apresentada hoje (3), no XXX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Serra/ES.

O vice-presidente da Fiocruz, Valcler Fernandes, a gerente de núcleos e secretária executiva do CONASS em exercício, Rita Cataneli, falaram sobre o papel das instituições e a importância da parceria entre elas.

O objetivo da cooperação é construir uma Rede de Apoio à Gestão Estratégica do SUS, visando o estabelecimento de interações e parcerias horizontais e verticais de cooperação técnica entre Entes Federados, com foco no processo de organização da ação/atuação regionalizada do SUS.

Rita Cataneli destacou a importância da cooperação. “É extremamente importante juntar esses atores para criarmos ferramentas que possibilitem a disseminação dessas informações. E as oficinas que realizamos são fundamentais porque são nelas que ouvimos os gestores que estão na ponta”, disse.

Segundo ela, é a partir das informações passadas por esses profissionais durante as oficinas, que a cooperação CONASS, Conasems e Fiocruz encontra a necessidade de novos estudos. “Com os resultados dessas pesquisas, conseguimos aportar conhecimento para os gestores”, concluiu.

Assim como Cataneli, o vice-presidente da Fiocruz, Valcler Fernandes, também enalteceu a cooperação. “É fundamental que as instituições de gestão estejam em permanente articulação com as instituições de ensino e pesquisa para que possamos encontrar soluções para os problemas da saúde”.

Entre as principais estratégias utilizadas pelas entidades estão dar visibilidade a novas realidades políticas, sociais e sanitárias; promover o intercâmbio permanente de experiências no âmbito do SUS e gerar metodologias para acompanhamento e análise da política setorial.

Tatiana Rosa – jornalista

Assessoria de Comunicação Social do CONASS

ascom@conass.org.br

61 – 3222.3000