Congresso Internacional da Rede Unida destaca relevância do SUS

O 15° Congresso Internacional da Rede Unida foi marcado por pautas que destacam a importância e a luta pela qualidade do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Na solenidade de abertura, que aconteceu na última quinta-feira (16), a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moares, frisou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para as mulheres.

“É por meio do Sistema Único de Saúde que as mulheres fazem o pré-natal e o tratamento contra o câncer de mama, por exemplo. É por esse e outros motivos que sou defensora de políticas públicas construídas para a população e pela população”, disse a vice-governadora Jacqueline Moares.

O evento, que aconteceu no Vitória Grand Hall, em Vitória, contou com a participação virtual do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes; do subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin; do coordenador da Rede Unida, Túlio Franco, e demais autoridades e congressistas.

Nésio Fernandes destacou que é preciso trabalhar com uma agenda de realizações concretas para a população. “Precisamos enfrentar com qualidade o debate da eficiência e da modernização. A solução para o nosso desafio está na nossa unidade, na Rede Unida”, pontuou.

Já para Túlio Franco, coordenador da Rede Unida, o cenário é de esperança, com um futuro diferente e melhor. “Este é mais um encontro que será rico e forte, pois contamos com enorme vontade de fazer com que este país seja diferente”, frisou.

O Congresso da Rede Unida é o maior do Brasil, em se tratando de saúde coletiva, e reúne palestrantes de diversos estados e países. O 15º Congresso Internacional da Rede Unida foi organizado pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), em parceria com a Rede Unida. O evento se estendeu até esse domingo (19), com palestras realizadas na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e teve como objetivo compartilhar experiências de organizações nacionais e internacionais em saúde e educação, além de debater temas, como a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), racismo, direitos humanos, acessibilidade e terapias indígenas e alternativas.

ICEPi apresenta inovações e resultados

O 15º Congresso Internacional da Rede Unida teve início na última quinta-feira (16), com uma programação diversificada para a área da saúde. Um dos destaques do primeiro dia foi a távola “ICEPi, uma incubadora em saúde em ascensão”, com Murillo Birchler, Isabela Alline Oliveira e Fábio Alvarenga, que fazem parte do Projeto de Desenvolvimento de Práticas Gerenciais Aplicadas à Inovação em Saúde (PGiS). Os profissionais abordaram a importância do Instituto na modernização das políticas de saúde no Espírito Santo.

“A modernização facilita a desburocratização, melhorando e impactando na saúde e demais espaços do poder público. O ICEPi traz a facilidade de firmar parcerias com diversas instituições, como a Rede Unida, e ainda conseguimos identificar o que está sendo feito de bom fora do Estado e até mesmo fora do País”, disse Birchler.

A subsecretária de Saúde de Viana, Laís Lacerda, aproveitou a oportunidade para elogiar o Viana Vacinada, projeto executado pelo Instituto, por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a o Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes) e Secretaria da Saúde (Sesa).

“Na pandemia, o Espírito Santo saiu na frente na vacinação contra a Covid-19 e o ICEPi salvou muitas vidas, especialmente em Viana, que hoje tem um índice muito baixo de complicação na saúde em relação ao Coronavírus. Apesar do Instituto ser bem novo, já tem feito muita diferença no nosso Estado”, destacou Laís Lacerda.

Momentos construtivos de debates e troca de experiências também aconteceram durante a távola “Inovações na qualificação profissional do SUS capixaba”, com Liu Leal, Juliana Mariano, Thaís Maranhão, Isabela Alline Oliveira e Maria Fernanda Moratori. As profissionais do ICEPi integram o Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) e o PGiS.

“A tecnologia pode ser aliada à Atenção Primária à Saúde (APS). Por meio do Apoio Institucional, o Instituto consegue atuar com os municípios, conhecendo a realidade de cada cidade. Assim, poderá fortalecer e qualificar a APS de cada local. É importante entender os profissionais e conhecer as necessidades locais para colocar em prática os planos e intervenções com os municípios”, ressaltou Maria Fernanda.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi / Mariela Pitanga

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br 

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde

Anna Carolina Otoni

Assessoria e Comunicação – Superintendência Regional Central de Saúde

Lorena Zonta